Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Sofia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/739
Resumo: Contemporaneamente, a educação tornou-se um desafio, porque não pode ser pensada como um fenómeno estrutural, mas sim conjuntural, abraçando a efectiva triangulação entre escola-família-comunidade, de forma a espelhar e a evidenciar a diversidade que reflecte o “arco-íris” da nossa sociedade tão fortemente heterogénea (Stoer & Cortesão, 1999). Reconhecemos, desta forma, o papel primordial da escola no desenvolvimento de uma Educação Intercultural e inclusiva. Assim sendo, este estudo procura (re)conhecer os caminhos do “Movimento Escola Inclusiva” e da Interculturalidade, passando pelo entendimento destes fenómenos que se interrelacionam e complementam, incidindo a nossa atenção no âmbito da Educação Pré-escolar. A incidência neste nível educativo tem em consideração a realização de uma investigação acerca do trabalho transdisciplinar entre Educador de Infância (docente) e Terapeutas (ocupacional e de fala) para a inclusão de uma criança com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande Porto. A nossa investigação avocava um carácter exploratório, que se inseria no paradigma da investigação qualitativa, um estudo de caso, sobre a forma como a realização de um trabalho transdisciplinar contribui para a fomentação da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas, nomeadamente para a criança autista, sujeito deste estudo. Com a realização deste trabalho, consideramos que a Educação Inclusiva começa a ser uma realidade, nomeadamente neste jardim-deinfância. Todavia, depreendemos que ainda existe um longo percurso para que se passe para uma efectiva prática educativa intercultural.
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