O profissional da informação: contributos para a sua identidade e missão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Ernestina
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2553
Resumo: Tem o profissional da informação consciência da sua identidade profissional? 0 que distingue a sua profissão de todas as outras? 0 que lhe é pedido que faça e que não é pedido a outros? Muitos dos profissionais desta área não a escolheram por opção, isto é, por conhecimento do seu conteúdo e por decisão em liberdade. Gostaram e ficaram. Não gostam mas não têm outra alternativa. Tentar responder a esses posicionamentos é o que se pretende com esta comunicação.Toda a actividade profissional se projecta na sociedade, no mundo, e será tanto mais eficaz quanto mais clara for a noção do seu papel, da particularidade da sua função. Também uma actividade profissional nasce e se desenvolve por imperative dessa mesma sociedade e quanto maior consciência tiver o profissional do que dele se espera, maior a sua capacidade de resposta. A identidade profissional gera coerência na acção, cria relações solidárias e unidade entre os mesmos profissionais. A sociedade reconhece a profissão, confere-lhe credibilidade e exige o cumprimento da sua missão.
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