Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4100
Resumo: O ensino secundário tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. Assenta ainda na facultação de contactos e experiências com o mundo do trabalho e, como tal, procura favorecer a orientação e formação profissional dos jovens, através da preparação técnica e tecnológica, com vista à entrada no mundo do trabalho. Nesse sentido esse trabalho busca apresentar historicamente o desenvolvimento do ensino secundário e sua hegemonia com o ensino acadêmico em Portugal e na Europa. Apresenta também que a diferenciação uniformizadora do ensino secundário não passa de uma integração situada entre o cientismo e a publicidade. Será mais importante repensar modos de introdução do pensamento crítico no mundo do que instruir para a função especializada no mercado de trabalho. É o momento em que a educação capitalista se assume como adestramento. Quem melhor assegura os resultados neste tirocínio é a ideologia. Por ela são construídos significados por conveniência política, social e económica.
id RCAP_dc10d4a26d0a0679a32078ec5a6e2359
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino secundário: a hegemonia do ensino académicoEnsino SecundárioEnsino TécnicoEducação capitalistaSecondary EducationTechnical EducationEducation capitalist.Faculdade de Ciências SociaisO ensino secundário tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. Assenta ainda na facultação de contactos e experiências com o mundo do trabalho e, como tal, procura favorecer a orientação e formação profissional dos jovens, através da preparação técnica e tecnológica, com vista à entrada no mundo do trabalho. Nesse sentido esse trabalho busca apresentar historicamente o desenvolvimento do ensino secundário e sua hegemonia com o ensino acadêmico em Portugal e na Europa. Apresenta também que a diferenciação uniformizadora do ensino secundário não passa de uma integração situada entre o cientismo e a publicidade. Será mais importante repensar modos de introdução do pensamento crítico no mundo do que instruir para a função especializada no mercado de trabalho. É o momento em que a educação capitalista se assume como adestramento. Quem melhor assegura os resultados neste tirocínio é a ideologia. Por ela são construídos significados por conveniência política, social e económica.Secondary education aims at developing fundamental reasoning, reflection and scientific curiosity. Is also based on any supply of contacts and experiences with the world of work and, as such, seeks to encourage the guidance and training of young people by preparing technical and technological, with a view to entering the world of work. In that sense this study presents the historical development of secondary education and its hegemony in academic teaching in Portugal and Europe. Also shows that the differentiation standardizing secondary education is just an integration of between scientism and advertising. It will be more important to rethink ways of introducing critical thinking in the world than to instruct the specialized function in the labor market. It is the time when the capitalist is assumed to education training. Who provides the best results in this apprenticeship is ideology. Meanings are constructed by it for political expediency, social and economic.Universidade Estadual de CampinasDigitUMaRodrigues, Liliana2022-02-23T09:23:02Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4100porRodrigues, L. (2010). Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico. Revista HISTEDBR On-Line, 10(38e), 191-205. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.863975810.20396/rho.v10i38e.8639758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:55.561864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
title Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
spellingShingle Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
Rodrigues, Liliana
Ensino Secundário
Ensino Técnico
Educação capitalista
Secondary Education
Technical Education
Education capitalist
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
title_full Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
title_fullStr Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
title_full_unstemmed Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
title_sort Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
author Rodrigues, Liliana
author_facet Rodrigues, Liliana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Secundário
Ensino Técnico
Educação capitalista
Secondary Education
Technical Education
Education capitalist
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Ensino Secundário
Ensino Técnico
Educação capitalista
Secondary Education
Technical Education
Education capitalist
.
Faculdade de Ciências Sociais
description O ensino secundário tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. Assenta ainda na facultação de contactos e experiências com o mundo do trabalho e, como tal, procura favorecer a orientação e formação profissional dos jovens, através da preparação técnica e tecnológica, com vista à entrada no mundo do trabalho. Nesse sentido esse trabalho busca apresentar historicamente o desenvolvimento do ensino secundário e sua hegemonia com o ensino acadêmico em Portugal e na Europa. Apresenta também que a diferenciação uniformizadora do ensino secundário não passa de uma integração situada entre o cientismo e a publicidade. Será mais importante repensar modos de introdução do pensamento crítico no mundo do que instruir para a função especializada no mercado de trabalho. É o momento em que a educação capitalista se assume como adestramento. Quem melhor assegura os resultados neste tirocínio é a ideologia. Por ela são construídos significados por conveniência política, social e económica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2022-02-23T09:23:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4100
url http://hdl.handle.net/10400.13/4100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, L. (2010). Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico. Revista HISTEDBR On-Line, 10(38e), 191-205. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639758
10.20396/rho.v10i38e.8639758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129947557593088