O impacto das crenças e das percepções de diversidade na relação entre diversidade e eficácia do trabalho em equipa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês de Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2622
Resumo: Apesar das várias tipologias e abordagens para explicar e compreender os efeitos da diversidade no funcionamento e na eficácia do trabalho em equipa, os resultados das investigações empíricas têm-se revelado muitas vezes inconclusivos e contraditórios. O presente estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos efeitos da diversidade no desempenho das equipas, não só pela forma alternativa de definir e operacionalizar a diversidade, como também pelo estudo de efeitos de moderação e mediação nesta relação. Deste modo, em primeiro lugar esperava-se que os diferentes tipos de diversidade (separação, variedade e disparidade) estivessem associados ao desempenho da equipa. Segundo, esperava-se que as crenças e as percepções de diversidade tivessem um efeito moderador na relação entre diversidade e desempenho. Por fim, esperava-se que a identificação com a equipa tivesse um efeito mediador nessa mesma relação. A amostra deste estudo correlacional foi constituída por 182 equipas (811 participantes) que participaram numa competição de gestão durante a qual responderam a dois questionários. Os resultados das várias análises de regressão múltipla hierárquica permitiram suportar parcialmente os efeitos de moderação. Constatou-se que as percepções de diversidade moderaram a relação entre diversidade de disparidade (experiência em edições anteriores da competição) e o desempenho da equipa e que as crenças de diversidade moderaram a relação entre diversidade de separação (sexo) e a expectativa de desempenho. Os resultados não permitiram suportar a hipótese sobre o efeito mediador da identificação com a equipa na relação entre diversidade e desempenho. As implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões de estudos futuros são também descritas.
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