A comunicação na televisão para crianças surdas através da legendagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jethá, Shaiza Sadrudin
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5510
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade encontrar uma solução para melhorar o método de comunicação entre surdos e ouvintes na área da Comunicação Alternativa. As pessoas surdas, normalmente, têm muitas dificuldades no sucesso escolar e em todo o seu percurso social e cultural, por não conseguirem ser bem sucedidas na aprendizagem da leitura e escrita. A autora devido ao trabalho diária, de há quase 7 anos, como Assistente Técnica e Interlocutora de Língua Gestual na consulta de Surdez do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital Egas Moniz, portadora de surdez, tendo ao mesmo tempo sentido algumas dessas dificuldades e continuando a deparar-se com esta problemática foi procurar respostas. Daí, o objectivo desta investigação sobre a importância do uso da legendagem em desenhos animados para melhorar a compreensão da linguagem escrita por parte das crianças surdas como contributo para a melhoria da leitura e escrita permitindo um maior sucesso escolar, logo cultural e social. O estudo desenvolveu-se a partir da metodologia de inquéritos com questionários para Pais, Público e Canais de Televisão (SIC, RTP e TVI), tratamento (recolha da amostra, caracterização da amostra e análise) dos dados e pesquisa teórica de suporte. Os resultados apresentam que a maior percentagem de respostas dos pais e público vieram da população surda, do sexo feminino e em ambos os inquéritos temos 100% de respostas positivas sobre a importância da legendagem em desenhos animados para as crianças surdas. Confirma-se que de acordo com alguma teoria usada e a opinião dos inquiridos, a legendagem pode ser uma óptima ferramenta educativa na ajuda da competência da leitura e escrita das crianças surdas. Hoje, a educação das crianças surdas é feita em ambiente bilingue, uso da LGP como primeira língua e o português escrito como segunda, mostra como é fundamental para os surdos o domínio da escrita e leitura para atingir a inteligibilidade das situações que os rodeiam justificando a pertinência do uso da legendagem em desenhos animados. Seria de elevada importância que a proposta resultante deste estudo pudesse ser implementada, de modo a desenvolver e a criar estratégias para ajudar a ultrapassar a barreira da comunicação das pessoas surdas.
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