EDITORIAL: Congresso Internacional da UI_IPS – Parte II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samartinho, João Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Potes Barbas, Maria, Santos Rocha, Rita, Leal, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19263
Resumo: O Congresso Internacional da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, realizado a 1 e 2 de fevereiro de 2018, teve lugar na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, com a participação dos quatro domínios científicos que integram esta Unidade de Investigação: Ciências Naturais e Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Sociais e Humanas e ainda o domínio científico da Ciências da Vida e da Saúde. A publicação dos artigos, resumos e posters apresentados neste congresso foi organizada em duas partes: a primeira parte ou Parte I, já publicada no Vol. 7, Nº2 (2019) da Revista da UIIPS, que integrou os os domínios científicos das Ciências Naturais e Ambiente e das Ciências Exatas e Engenharia; a segunda parte ou Parte II, corresponde à presente publicação, que integra os artigos, resumos e posters dos domínios científicos das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Vida e da Saúde. A presente publicação apresenta um total de 40 artigos, resumos ou posters sendo trinta do domínio científico das Ciências Sociais e Humanas (seis artigos completos, nove resumos de comunicações orais e quinze resumos de posters) e 10 do domínio da Ciências da Vida e da Saúde (dez artigos completos). Os artigos completos na área das Ciências Sociais e Humanas são relacionados com: a educação de jovens com síndrome de Down (“The T21 project: a European initiative for young people with special educational needs”), a formação de adultos (“UPTAKE ICT2LIFE-CYCLE The solution to digital literacy and inclusion of learners with disadvantaged backgrounds”), a gestão de unidades de saúde (“Centralização: impacto organizacional no setor da saúde”), a gestão da qualidade em organizações da Economia Social (“Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes do centro de recuperação e integração Ouriense”), a viabilidade económica da energia fotovoltaica (“Avaliação da viabilidade económica da energia solar fotovoltaica: estudo de caso da Polícia de Segurança Pública”), e a importância do coaching na eficácia dos líderes (“Research Coaching: enhancing supervisor’s leader role efficacy”). Os resumos das comunicações orais na área das Ciências Sociais e Humanas abordam se seguinte temáticas: a escrita cursiva em crianças (“Effect of spatial constraints in cursive writing of first grade lefthanded children: a qualitative analysis”), as dinâmicas e práticas pedagógicas interdisciplinares em ciências e matemática (“CREATIVELAB_SCI&MATH: dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas interdisciplinares em ciências e matemática”), a arte, a cultura e o pensamento nas primeiras idades (“educARTE- arte, cultura e pensamento nas primeiras idades”), a hiperatividade e o défice de atenção em estudantes do ensino básico (“Técnica de controlo respiratório e a hiperatividade e défice de atenção: um projeto numa escola do 2.º ciclo do ensino básico”), a investigação educacional (“Estudo de SDQ1 de Marsh: auto conceito verbal, matemático e de aparência física em adolescentes”), o sistema de custeio Time Driven Activity Based Costing (TDABC) (“Implementação do Time-Driven Activity Based Costing numa empresa prestadora de serviços”), a responsabilidade social de organizações de economia social (“A responsabilidade social e as emoções positivas explicando a satisfação no trabalho: um estudo aplicado a instituições particulares de solidariedade social”), a gestão do desporto e a previsão da prática desportiva (“Previsão prática desportiva recorrendo a séries temporais”) e o cicloturismo (“O valor económico do cicloturismo: revisão). Os resumos dos posters apresentados na conferência, na área das Ciências Sociais e Humanas, são subordinados aos temas: do ensino das ciências (“A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências”; “Conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo acerca do ensino das ciências”), dos hábitos de higiene de estudantes do ensino básico (“Hábitos de higiene de alunos do 6.º ano do 2.º CEB”), dos estudantes com necessidades educativas especiais (“Os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no Instituto Politécnico de Santarém”), da animação sociocultural e desportiva (“Animação sociocultural e desportiva em contexto prisional”), dos novos métodos de ensino/aprendizagem (“Be.Safe”), do uso das novas tecnologias para o ensino da saúde (“E-(m)PACT), da educação pré-escolar (“Use of rod as instrument in 3 years old children: affordances and effectivities”; “Orienteering using realistic map (colored aerial photography) with kindergarten children”), dos estudos relacionados com as crianças (“Haptic perception in infants users of ergonomic pacifiers”; “Efeito da utilização de mochilas com diferentes pesos na aceleração do tronco em crianças: uma análise comportamental”), da gestão de instituições de ensino superior (“Práticas sustentáveis nas instituições de ensino superior: um estudo empírico aplicado às instituições públicas portuguesas”) da gestão de unidades de saúde (“Guide lines e formação nas organizações de saúde: o caso das IACS”; “Resistências aos antimicrobianos: flagelo socioeconómico do século XXI”; e “Health care systems and reform”). Finalmente, encerrando este número 2, volume 7 de 2019 da Revista da UI-IPSantarém, são apresentados os dez artigos do domínio da Ciências da Vida e da Saúde, trabalhos desenvolvidos especificamente na área das Ciências do Desporto. Os investigadores que apresentaram os trabalhos no congresso e produziram os estudos integrados na área das Ciências do Desporto são maioritariamente docentes e estudantes de mestrado da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, contando com a colaboração de docentes de outros Institutos Politécnicos com formação inicial e avançada em Desporto, nomeadamente de Setúbal e Coimbra, refletindo as parcerias existentes no âmbito de projetos de investigação e o envolvimento efetivo de estudantes. São apresentadas abordagens distintas referentes aos contextos do Treino Desportivo e do Exercício e Saúde, como exemplos de ciências aplicadas ao desporto, desde a Pedagogia do Desporto (preferência dos idosos em aulas de hidroginástica, relativamente ao comportamento de feedback dos instrutores; perfil e perceção dos pais que frequentam aulas de natação para bebés; modelos de formação desportiva no taekwondo), a Biomecânica do Desporto (observação e análise técnica quantitativa e qualitativa da natação), a Metodologia do Treino no basquetebol, taekwondo e atletismo, a Psicologia do Desporto (atividade física e fibromialgia), e o Marketing do Desporto (identificação dos adeptos com a equipa desportiva e patrocinador e intenção de compra dos produtos do patrocinador). Com a publicação deste volume, Parte II do Congresso Internacional da UI-IPSantarém, encerra-se o ciclo de publicações iniciado com o Volume 7, número 1 (2019), que integraram um compêndio em dois volumes relativo aos artigos, resumos e posters apresentados no Congresso Internacional da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, realizado a 1 e 2 de fevereiro de 2018.   João Samartinho, Maria Barbas, Susana Leal e Rita Santos Rocha  
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A publicação dos artigos, resumos e posters apresentados neste congresso foi organizada em duas partes: a primeira parte ou Parte I, já publicada no Vol. 7, Nº2 (2019) da Revista da UIIPS, que integrou os os domínios científicos das Ciências Naturais e Ambiente e das Ciências Exatas e Engenharia; a segunda parte ou Parte II, corresponde à presente publicação, que integra os artigos, resumos e posters dos domínios científicos das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Vida e da Saúde. A presente publicação apresenta um total de 40 artigos, resumos ou posters sendo trinta do domínio científico das Ciências Sociais e Humanas (seis artigos completos, nove resumos de comunicações orais e quinze resumos de posters) e 10 do domínio da Ciências da Vida e da Saúde (dez artigos completos). Os artigos completos na área das Ciências Sociais e Humanas são relacionados com: a educação de jovens com síndrome de Down (“The T21 project: a European initiative for young people with special educational needs”), a formação de adultos (“UPTAKE ICT2LIFE-CYCLE The solution to digital literacy and inclusion of learners with disadvantaged backgrounds”), a gestão de unidades de saúde (“Centralização: impacto organizacional no setor da saúde”), a gestão da qualidade em organizações da Economia Social (“Avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes do centro de recuperação e integração Ouriense”), a viabilidade económica da energia fotovoltaica (“Avaliação da viabilidade económica da energia solar fotovoltaica: estudo de caso da Polícia de Segurança Pública”), e a importância do coaching na eficácia dos líderes (“Research Coaching: enhancing supervisor’s leader role efficacy”). Os resumos das comunicações orais na área das Ciências Sociais e Humanas abordam se seguinte temáticas: a escrita cursiva em crianças (“Effect of spatial constraints in cursive writing of first grade lefthanded children: a qualitative analysis”), as dinâmicas e práticas pedagógicas interdisciplinares em ciências e matemática (“CREATIVELAB_SCI&MATH: dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas interdisciplinares em ciências e matemática”), a arte, a cultura e o pensamento nas primeiras idades (“educARTE- arte, cultura e pensamento nas primeiras idades”), a hiperatividade e o défice de atenção em estudantes do ensino básico (“Técnica de controlo respiratório e a hiperatividade e défice de atenção: um projeto numa escola do 2.º ciclo do ensino básico”), a investigação educacional (“Estudo de SDQ1 de Marsh: auto conceito verbal, matemático e de aparência física em adolescentes”), o sistema de custeio Time Driven Activity Based Costing (TDABC) (“Implementação do Time-Driven Activity Based Costing numa empresa prestadora de serviços”), a responsabilidade social de organizações de economia social (“A responsabilidade social e as emoções positivas explicando a satisfação no trabalho: um estudo aplicado a instituições particulares de solidariedade social”), a gestão do desporto e a previsão da prática desportiva (“Previsão prática desportiva recorrendo a séries temporais”) e o cicloturismo (“O valor económico do cicloturismo: revisão). 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Finalmente, encerrando este número 2, volume 7 de 2019 da Revista da UI-IPSantarém, são apresentados os dez artigos do domínio da Ciências da Vida e da Saúde, trabalhos desenvolvidos especificamente na área das Ciências do Desporto. Os investigadores que apresentaram os trabalhos no congresso e produziram os estudos integrados na área das Ciências do Desporto são maioritariamente docentes e estudantes de mestrado da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, contando com a colaboração de docentes de outros Institutos Politécnicos com formação inicial e avançada em Desporto, nomeadamente de Setúbal e Coimbra, refletindo as parcerias existentes no âmbito de projetos de investigação e o envolvimento efetivo de estudantes. 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Os resumos dos posters apresentados na conferência, na área das Ciências Sociais e Humanas, são subordinados aos temas: do ensino das ciências (“A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências”; “Conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo acerca do ensino das ciências”), dos hábitos de higiene de estudantes do ensino básico (“Hábitos de higiene de alunos do 6.º ano do 2.º CEB”), dos estudantes com necessidades educativas especiais (“Os desafios da inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no Instituto Politécnico de Santarém”), da animação sociocultural e desportiva (“Animação sociocultural e desportiva em contexto prisional”), dos novos métodos de ensino/aprendizagem (“Be.Safe”), do uso das novas tecnologias para o ensino da saúde (“E-(m)PACT), da educação pré-escolar (“Use of rod as instrument in 3 years old children: affordances and effectivities”; “Orienteering using realistic map (colored aerial photography) with kindergarten children”), dos estudos relacionados com as crianças (“Haptic perception in infants users of ergonomic pacifiers”; “Efeito da utilização de mochilas com diferentes pesos na aceleração do tronco em crianças: uma análise comportamental”), da gestão de instituições de ensino superior (“Práticas sustentáveis nas instituições de ensino superior: um estudo empírico aplicado às instituições públicas portuguesas”) da gestão de unidades de saúde (“Guide lines e formação nas organizações de saúde: o caso das IACS”; “Resistências aos antimicrobianos: flagelo socioeconómico do século XXI”; e “Health care systems and reform”). Finalmente, encerrando este número 2, volume 7 de 2019 da Revista da UI-IPSantarém, são apresentados os dez artigos do domínio da Ciências da Vida e da Saúde, trabalhos desenvolvidos especificamente na área das Ciências do Desporto. Os investigadores que apresentaram os trabalhos no congresso e produziram os estudos integrados na área das Ciências do Desporto são maioritariamente docentes e estudantes de mestrado da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, contando com a colaboração de docentes de outros Institutos Politécnicos com formação inicial e avançada em Desporto, nomeadamente de Setúbal e Coimbra, refletindo as parcerias existentes no âmbito de projetos de investigação e o envolvimento efetivo de estudantes. 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