Saúde Mental dos Adolescentes: impacto da pandemia COVID-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11816/4252 |
Resumo: | Para elaboração deste relatório foram utilizadas as normas do Guia de Normalização Técnico-Científica da CESPU, e as normas da 7ª edição da American Psychological Association (APA). Foi utilizada metodologia descritiva, analítica e reflexiva. Para a elaboração do artigo foi utlizada a metodologia de revisão integrativa da literatura. Sendo este um relatório de estágio, integra as componentes práticas dos estágios. Em primeiro lugar, surge um breve enquadramento teórico. De seguida, é traçado um paralelismo entre as intervenções desenvolvidas em cada campo de estágio e as competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica. Em virtude da pandemia COVID-19, o Governo determinou várias medidas extraordinárias com o objetivo limitar a propagação da pandemia. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura utilizando o método PICO, que demonstra o impacto que o confinamento originou na saúde mental dos adolescentes. Podem ser apontados o aumento da depressão, ansiedade, alterações do sono, alterações de comportamento e a diminuição das capacidades sociais. Como resposta às necessidades identificadas no artigo foi desenvolvido um projeto com âmbito de aplicação em meio escolar. O presente relatório tem como finalidade demonstrar a aquisição e desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e competências especificas do enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica; acresce ainda a elaboração de uma revisão integrativa da literatura com o intuito de avaliar o impacto do confinamento nos adolescentes; e por fim, a elaboração de um projeto de intervenção que dá resposta às necessidades identificadas na revisão integrativa. |
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