PLATAFORMA ONTRACK – DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS AUTOMÁTICOS PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA POR MEIO DE AGENTES CONVERSACIONAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7302 |
Resumo: | A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma das doenças respiratórias com maior prevalência no mundo, caracterizada por sintomas respiratórios persistentes (e.g., falta de ar, tosse e expetoração) e limitação do fluxo de ar devido a alterações ao nível das vias aéreas e/ou parênquima pulmonar por exposição a gases ou partículas nocivas. Para ajudar as pessoas com DPOC, é proposta uma plataforma inovadora de coaching mHealth – projeto OnTRACK - que é constituída por uma plataforma Web destinada ao uso pelos profissionais de saúde e uma aplicação móvel para uso dos pacientes; como alternativa a esta aplicação móvel, a interação entre paciente e a plataforma pode ser feita através de um agente conversacional, chamado ‘Hígia’. Este agente conversacional complementa e estende a aplicação móvel incluindo várias funcionalidades principais como a obtenção de prescrições de diferentes formas, consultar e alterar dados pessoais, inserir medidas relacionados com a atividade física, obter dados históricos, entre outras. O objetivo deste chatbot é garantir a interação entre o paciente e a plataforma, mas de uma maneira mais cómoda e sem a utilização de dispositivos móveis, sendo esta alternativa dedicada ao Home IoT e aos dispositivos inteligentes. A avaliação do agente conversacional obteve resultados encorajadores, dado que os utilizadores reportaram sentirem-se mais felizes, motivados e confiantes ao interagir com o sistema através da voz, sentindo-se também mais dedicados para concluir os seus objetivos prescritos. Para além disto também permitiu a identificação de tópicos de melhoria no desenvolvimento do agente conversacional. |
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PLATAFORMA ONTRACK – DESENVOLVIMENTO DE MECANISMOS AUTOMÁTICOS PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA POR MEIO DE AGENTES CONVERSACIONAISDPOCAgente ConversacionalmHealthGoogle ActionsIoTDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma das doenças respiratórias com maior prevalência no mundo, caracterizada por sintomas respiratórios persistentes (e.g., falta de ar, tosse e expetoração) e limitação do fluxo de ar devido a alterações ao nível das vias aéreas e/ou parênquima pulmonar por exposição a gases ou partículas nocivas. Para ajudar as pessoas com DPOC, é proposta uma plataforma inovadora de coaching mHealth – projeto OnTRACK - que é constituída por uma plataforma Web destinada ao uso pelos profissionais de saúde e uma aplicação móvel para uso dos pacientes; como alternativa a esta aplicação móvel, a interação entre paciente e a plataforma pode ser feita através de um agente conversacional, chamado ‘Hígia’. Este agente conversacional complementa e estende a aplicação móvel incluindo várias funcionalidades principais como a obtenção de prescrições de diferentes formas, consultar e alterar dados pessoais, inserir medidas relacionados com a atividade física, obter dados históricos, entre outras. O objetivo deste chatbot é garantir a interação entre o paciente e a plataforma, mas de uma maneira mais cómoda e sem a utilização de dispositivos móveis, sendo esta alternativa dedicada ao Home IoT e aos dispositivos inteligentes. A avaliação do agente conversacional obteve resultados encorajadores, dado que os utilizadores reportaram sentirem-se mais felizes, motivados e confiantes ao interagir com o sistema através da voz, sentindo-se também mais dedicados para concluir os seus objetivos prescritos. Para além disto também permitiu a identificação de tópicos de melhoria no desenvolvimento do agente conversacional.Ribeiro, José Carlos BregieiroSilva, Fernando José Mateus daCruz, Joana Patrícia dos SantosIC-OnlineRodrigues, Ricardo Miguel da Silva2022-06-28T14:02:20Z2022-01-182022-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7302TID:203029240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:18.988616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma das doenças respiratórias com maior prevalência no mundo, caracterizada por sintomas respiratórios persistentes (e.g., falta de ar, tosse e expetoração) e limitação do fluxo de ar devido a alterações ao nível das vias aéreas e/ou parênquima pulmonar por exposição a gases ou partículas nocivas. Para ajudar as pessoas com DPOC, é proposta uma plataforma inovadora de coaching mHealth – projeto OnTRACK - que é constituída por uma plataforma Web destinada ao uso pelos profissionais de saúde e uma aplicação móvel para uso dos pacientes; como alternativa a esta aplicação móvel, a interação entre paciente e a plataforma pode ser feita através de um agente conversacional, chamado ‘Hígia’. Este agente conversacional complementa e estende a aplicação móvel incluindo várias funcionalidades principais como a obtenção de prescrições de diferentes formas, consultar e alterar dados pessoais, inserir medidas relacionados com a atividade física, obter dados históricos, entre outras. O objetivo deste chatbot é garantir a interação entre o paciente e a plataforma, mas de uma maneira mais cómoda e sem a utilização de dispositivos móveis, sendo esta alternativa dedicada ao Home IoT e aos dispositivos inteligentes. A avaliação do agente conversacional obteve resultados encorajadores, dado que os utilizadores reportaram sentirem-se mais felizes, motivados e confiantes ao interagir com o sistema através da voz, sentindo-se também mais dedicados para concluir os seus objetivos prescritos. Para além disto também permitiu a identificação de tópicos de melhoria no desenvolvimento do agente conversacional. |
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