Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38700 |
Resumo: | A inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis. |
id |
RCAP_dc71b3d34278c24545f8bda585f7aa78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditivaAudiçãoBurnoutInteligência emocionalOrganizaçõesPerda auditivaA inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis.Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque SantosNunes, Sara Monteiro Morgado DiasRepositório ComumSimões, Bruna Cristiana Colaço2022-01-07T12:12:07Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38700202842649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:14.692557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
title |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
spellingShingle |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva Simões, Bruna Cristiana Colaço Audição Burnout Inteligência emocional Organizações Perda auditiva |
title_short |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
title_full |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
title_fullStr |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
title_sort |
Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva |
author |
Simões, Bruna Cristiana Colaço |
author_facet |
Simões, Bruna Cristiana Colaço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos Nunes, Sara Monteiro Morgado Dias Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Bruna Cristiana Colaço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição Burnout Inteligência emocional Organizações Perda auditiva |
topic |
Audição Burnout Inteligência emocional Organizações Perda auditiva |
description |
A inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-07T12:12:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38700 202842649 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38700 |
identifier_str_mv |
202842649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130035342278656 |