Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Bruna Cristiana Colaço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38700
Resumo: A inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis.
id RCAP_dc71b3d34278c24545f8bda585f7aa78
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditivaAudiçãoBurnoutInteligência emocionalOrganizaçõesPerda auditivaA inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis.Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque SantosNunes, Sara Monteiro Morgado DiasRepositório ComumSimões, Bruna Cristiana Colaço2022-01-07T12:12:07Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38700202842649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:14.692557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
title Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
spellingShingle Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
Simões, Bruna Cristiana Colaço
Audição
Burnout
Inteligência emocional
Organizações
Perda auditiva
title_short Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
title_full Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
title_fullStr Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
title_full_unstemmed Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
title_sort Inteligência emocional e burnout nas organizações: particularidades na pessoa com a perda auditiva
author Simões, Bruna Cristiana Colaço
author_facet Simões, Bruna Cristiana Colaço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos
Nunes, Sara Monteiro Morgado Dias
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Bruna Cristiana Colaço
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Burnout
Inteligência emocional
Organizações
Perda auditiva
topic Audição
Burnout
Inteligência emocional
Organizações
Perda auditiva
description A inteligência emocional e o burnout têm sido amplamente estudadas individualmente e entre si, contudo é escassa e pouco clara a relação existente com a perda auditiva. Assim, com este estudo pretendeu-se analisar se a perda auditiva determina maior inteligência emocional e aumento dos níveis de burnout, tal como compreender a relação existente entre estes constructos. Para medir a inteligência emocional foi utilizada a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (EIES) de Schutte, Malouff e Bhullar (1998) traduzida e validada para a população portuguesa por Vicente (2014) e para avaliar o burnout foi utilizada a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM) (Shirom & Melamed, 2006), adaptada para a versão portuguesa por Gomes (2012). A amostra foi constituída por 60 participantes, dos quais 30 pertenciam ao grupo com perda auditiva (grupo A) e 30 ao grupo de pessoas com uma audição dentro dos limiares da normalidade (grupo B) de acordo com Bureau Internacional d´AudioPhonologie (BIAP). Verificou-se não existirem associações na relação entre os grupos, tanto na inteligência emocional como no burnout. Porém, ao analisar cada domínio da inteligência emocional, observou-se que na “perceção das emoções dos outros” o grupo com perda auditiva apresenta um valor médio mais elevado, com diferenças estatisticamente relevantes comparativamente com o grupo sem perda auditiva (p=0,037). Por outro lado, a inteligência emocional e o burnout não apresentaram uma relação entre si, tanto no grupo A como no grupo B, porém o domínio “dificuldade na compreensão das emoções” apresentou uma correlação significativa com a “exaustão emocional” (p=0,034) no grupo sem perda auditiva. Deste modo, a inteligência emocional e o burnout, podem ser influenciados pela capacidade auditiva dos indivíduos, apesar de não existir uma relação entre estas variáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-07T12:12:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38700
202842649
url http://hdl.handle.net/10400.26/38700
identifier_str_mv 202842649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130035342278656