COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sara Marlene Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1565
Resumo: Segundo um estudo realizado no Centro Universitário UNISEB (Costa, Nakata, & Calsani, 2013), os consumidores estão cada vez mais exigentes. O valor a pagar pelo serviço/produto final deixou de ser um problema relevante, por isso, as estratégias para reter clientes são uma constante procura por parte dos gestores de negócio. O marketing de fidelização é uma estratégia que as empresas utilizam para criar e manter consumidores fiéis por um longo período de tempo dentro de uma empresa (Quintino, 2017). A plataforma YClient disponibiliza o acesso a gestão de marketing deste tipo, oferecendo às empresas a possibilidade de introduzirem no seu negócio uma forma personalizada de comunicar com os seus clientes, que vai desde a criação de newsletters à filtração do público alvo a receber a comunicação. O presente projeto trata da remodelação da componente de comunicação personalizada. Embora a plataforma YClient potencializasse uma boa estratégia de marketing de fidelização, a facilidade de utilização e percetibilidade da ferramenta não era compreendida pelos utilizadores. O nível de complexidade e o conhecimento técnico que era imputado para segmentar o público alvo para comunicação era de tal forma exigente, que o utilizador se via na necessidade constante de recorrer ao apoio técnico. Desta forma, o projeto componente de segmentação visual pretende responder a um conjunto de desafios propostos para resolver o problema mencionado. O objetivo é a construção de uma interface simples, percetível, dinâmica e apelativa para os utilizadores, desenvolvido em colaboração com estes. Para tal, adotou-se uma estratégia “Drag and Drop”, de forma a tornar intuitiva a utilização do componente. Os resultados foram positivos, os objetivos cumpridos, e a componente de segmentação visual foi já implementada. Segundo resultados apurados sob a forma de um questionário realizado, a componente foi bem recebida e entendida pelos utilizadores, sendo uma mais valia para a empresa, estabelecendo um padrão de comunicação.
id RCAP_dc8ff17ab00873c8b8ea942efe5a46c4
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUALComunicaçãoVisualizaçãoSegmentaçãoUsabilidadeReutilizaçãoSegundo um estudo realizado no Centro Universitário UNISEB (Costa, Nakata, & Calsani, 2013), os consumidores estão cada vez mais exigentes. O valor a pagar pelo serviço/produto final deixou de ser um problema relevante, por isso, as estratégias para reter clientes são uma constante procura por parte dos gestores de negócio. O marketing de fidelização é uma estratégia que as empresas utilizam para criar e manter consumidores fiéis por um longo período de tempo dentro de uma empresa (Quintino, 2017). A plataforma YClient disponibiliza o acesso a gestão de marketing deste tipo, oferecendo às empresas a possibilidade de introduzirem no seu negócio uma forma personalizada de comunicar com os seus clientes, que vai desde a criação de newsletters à filtração do público alvo a receber a comunicação. O presente projeto trata da remodelação da componente de comunicação personalizada. Embora a plataforma YClient potencializasse uma boa estratégia de marketing de fidelização, a facilidade de utilização e percetibilidade da ferramenta não era compreendida pelos utilizadores. O nível de complexidade e o conhecimento técnico que era imputado para segmentar o público alvo para comunicação era de tal forma exigente, que o utilizador se via na necessidade constante de recorrer ao apoio técnico. Desta forma, o projeto componente de segmentação visual pretende responder a um conjunto de desafios propostos para resolver o problema mencionado. O objetivo é a construção de uma interface simples, percetível, dinâmica e apelativa para os utilizadores, desenvolvido em colaboração com estes. Para tal, adotou-se uma estratégia “Drag and Drop”, de forma a tornar intuitiva a utilização do componente. Os resultados foram positivos, os objetivos cumpridos, e a componente de segmentação visual foi já implementada. Segundo resultados apurados sob a forma de um questionário realizado, a componente foi bem recebida e entendida pelos utilizadores, sendo uma mais valia para a empresa, estabelecendo um padrão de comunicação.2019-01-04T10:06:47Z2019-01-04T10:06:47Z2019-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1565oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1565porhttp://hdl.handle.net/11110/1565202129322Faria, Sara Marlene Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:58Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:54.282534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
title COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
spellingShingle COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
Faria, Sara Marlene Santos
Comunicação
Visualização
Segmentação
Usabilidade
Reutilização
title_short COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
title_full COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
title_fullStr COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
title_full_unstemmed COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
title_sort COMPONENTE DE SEGMENTAÇÃO VISUAL
author Faria, Sara Marlene Santos
author_facet Faria, Sara Marlene Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Sara Marlene Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Visualização
Segmentação
Usabilidade
Reutilização
topic Comunicação
Visualização
Segmentação
Usabilidade
Reutilização
description Segundo um estudo realizado no Centro Universitário UNISEB (Costa, Nakata, & Calsani, 2013), os consumidores estão cada vez mais exigentes. O valor a pagar pelo serviço/produto final deixou de ser um problema relevante, por isso, as estratégias para reter clientes são uma constante procura por parte dos gestores de negócio. O marketing de fidelização é uma estratégia que as empresas utilizam para criar e manter consumidores fiéis por um longo período de tempo dentro de uma empresa (Quintino, 2017). A plataforma YClient disponibiliza o acesso a gestão de marketing deste tipo, oferecendo às empresas a possibilidade de introduzirem no seu negócio uma forma personalizada de comunicar com os seus clientes, que vai desde a criação de newsletters à filtração do público alvo a receber a comunicação. O presente projeto trata da remodelação da componente de comunicação personalizada. Embora a plataforma YClient potencializasse uma boa estratégia de marketing de fidelização, a facilidade de utilização e percetibilidade da ferramenta não era compreendida pelos utilizadores. O nível de complexidade e o conhecimento técnico que era imputado para segmentar o público alvo para comunicação era de tal forma exigente, que o utilizador se via na necessidade constante de recorrer ao apoio técnico. Desta forma, o projeto componente de segmentação visual pretende responder a um conjunto de desafios propostos para resolver o problema mencionado. O objetivo é a construção de uma interface simples, percetível, dinâmica e apelativa para os utilizadores, desenvolvido em colaboração com estes. Para tal, adotou-se uma estratégia “Drag and Drop”, de forma a tornar intuitiva a utilização do componente. Os resultados foram positivos, os objetivos cumpridos, e a componente de segmentação visual foi já implementada. Segundo resultados apurados sob a forma de um questionário realizado, a componente foi bem recebida e entendida pelos utilizadores, sendo uma mais valia para a empresa, estabelecendo um padrão de comunicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-04T10:06:47Z
2019-01-04T10:06:47Z
2019-01-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1565
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1565
url http://hdl.handle.net/11110/1565
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1565
202129322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129889584971776