A voz da criança sobre a inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/25441 |
Resumo: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização de Metodologia de Supervisão em Educação de Infância) |
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A voz da criança sobre a inovação pedagógica372.337.013Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização de Metodologia de Supervisão em Educação de Infância)O estudo que aqui se apresenta teve como foco investigacional a transformação praxiológica de uma instituição de educação de infância, utilizando a formação em contexto como estratégia de apoio ao desenvolvimento profissional das educadoras, no sentido de assumirem nas suas práticas uma pedagogia que reconhece e legitima as crianças como cidadãs de pleno direito, valorizando a sua competência participativa. A formação em contexto foi assumida numa perspetiva ecológica reconhecendo-se que existe uma interconexão entre o desenvolvimento profissional, o desenvolvimento curricular e o sistema de desenvolvimento organizacional. Neste estudo assume-se um conceito de pedagogia que integra a natureza holística das práticas profissionais. Esta abordagem afirma-se num conceito de práxis, enquanto intencionalidade prática para a mudança e num compromisso ético com a ação. Esta conceção salienta a ligação incontornável entre o modelo formativo e a perspetiva pedagógica. A práxis como foco da transformação implicou a leitura da realidade existente e a reconstrução do conhecimento praxiológico. O quadro de referência para a transformação praxiológica foi a pedagogia da infância, que valoriza a voz da criança, a sua competência participativa e a emergência de um currículo socialmente situado, dialogando concetualmente com a perspetiva da Pedagogia-em-Participação desenvolvida pela Associação Criança. Trata-se de um estudo de caso longitudinal enquadrado numa abordagem qualitativa de cariz construtivista que utiliza a investigação-acção como metodologia. Relaciona-se com o Projecto Effective Early Learning [EEL] e utiliza esse referencial como gramática para avaliar a qualidade do contexto. A análise dos dados situou-se numa linha descritiva e interpretativa, procurando aceder às perspetivas e práticas assumidas, em diferentes momentos. Este foi um longo e complexo processo que teve efeitos positivos na transformação praxiológica e consequentemente na aprendizagem e participação das crianças. A reconcetualização da imagem da criança foi o elemento-chave no seu direito à participação e a motivação que apoiou as educadoras no seu esforço de mudançaThis study investigates the process of praxeological transformation developed in an early childhood education institution using context-based staff educational practices as strategy to support the professional development of kindergarten teachers. It aimed at developing a pedagogy that recognizes and legitimizes children as full-right citizens, thus valuing their competences to participate. The context-based staff educational practices were taken in an ecological perspective thus recognizing an interconnection between professional development, curriculum development and organizational development system. As such, this study assumes the concept of pedagogy integrating the holistic nature of professional practices. This approach affirms itself as the concept of praxis as intentional practice for the change and an ethical commitment towards action. This is a longitudinal case study framed in a qualitative constructivist approach, using action research, context-based staff development and participatory childhood pedagogy as means to change educational practices. It was undertaken through dialogues with the Childhood Association’s pedagogical approach for children learning and teachers’ development, as well as with the Effective Early Learning Project as a reference for monitoring and evaluating quality coconstruction. This has been a long and complex process which has provided positive effects in the transformation of practices (staff development) and on children’s learning and participation. The reconceptualization of the image of the child has been key for their right to participate and also a professional motivation for kindergarten teachers to change their daily professional practicesFormosinho, JúliaUniversidade do MinhoPires, Cristina Maria Mesquita Gomes2013-07-302013-07-30T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25441por101412690info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:20:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:20:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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