Antiguidade e poder simbólico na praxe académica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Pedro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Estanque, Elísio, Mineiro, João, Sebastião, João, Lopes, João Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.31447/AS00032573.2019232.01
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/88862
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Resumo: A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino superior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antiguidade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os mecanismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.
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