DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17748 |
Resumo: | A tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens. |
id |
RCAP_dc96f0cb39ff639f98affac6c777f8f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentadaDesign visualTatuagemRealidade aumentadaInteratividadeAplicação móvelInovaçãoA tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens.The tattoo in general dates back thousands of years, in the meanwhile its popularity has increased exponentially in the past few decades, bringing the need for innovation. This project consists of finding new alternatives for the conventional tattoo and for that an investigation throughout all of its concepts and history was set on course. It occurred me then, what about augmented reality? Nowadays we're surrounded by technology, everything we use, everything we do, we're always using some type technology, and it has become a great part of our lives. So nothing more convenient than somehow associate technology with the art of tattooing, not only in its methods but also in its perception and interaction. In the past few years, with all the technological advances, not only in software but also in hardware, gadgets have become lighter and cheaper. Augmented reality appears in this project as "bridge", between art and technology, connecting the real, to the virtual world. With the problem identified, this project tries to search for a way of combining these two distinct subjects that is art and technology through augmented reality, and possibly contribute to a new generation of tattoos.Gandra, Manuel J.Repositório ComumSantos, Wilson Renato de Oliveira2017-01-27T16:14:01Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17748201597950pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:14.607478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
title |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
spellingShingle |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada Santos, Wilson Renato de Oliveira Design visual Tatuagem Realidade aumentada Interatividade Aplicação móvel Inovação |
title_short |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
title_full |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
title_fullStr |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
title_sort |
DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada |
author |
Santos, Wilson Renato de Oliveira |
author_facet |
Santos, Wilson Renato de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gandra, Manuel J. Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Wilson Renato de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design visual Tatuagem Realidade aumentada Interatividade Aplicação móvel Inovação |
topic |
Design visual Tatuagem Realidade aumentada Interatividade Aplicação móvel Inovação |
description |
A tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01T00:00:00Z 2016-12-01T00:00:00Z 2017-01-27T16:14:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17748 201597950 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17748 |
identifier_str_mv |
201597950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999840641024 |