DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wilson Renato de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17748
Resumo: A tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-­‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-­‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens.
id RCAP_dc96f0cb39ff639f98affac6c777f8f6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentadaDesign visualTatuagemRealidade aumentadaInteratividadeAplicação móvelInovaçãoA tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-­‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-­‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens.The tattoo in general dates back thousands of years, in the meanwhile its popularity has increased exponentially in the past few decades, bringing the need for innovation. This project consists of finding new alternatives for the conventional tattoo and for that an investigation throughout all of its concepts and history was set on course. It occurred me then, what about augmented reality? Nowadays we're surrounded by technology, everything we use, everything we do, we're always using some type technology, and it has become a great part of our lives. So nothing more convenient than somehow associate technology with the art of tattooing, not only in its methods but also in its perception and interaction. In the past few years, with all the technological advances, not only in software but also in hardware, gadgets have become lighter and cheaper. Augmented reality appears in this project as "bridge", between art and technology, connecting the real, to the virtual world. With the problem identified, this project tries to search for a way of combining these two distinct subjects that is art and technology through augmented reality, and possibly contribute to a new generation of tattoos.Gandra, Manuel J.Repositório ComumSantos, Wilson Renato de Oliveira2017-01-27T16:14:01Z2016-12-01T00:00:00Z2016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17748201597950pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:14.607478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
title DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
spellingShingle DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
Santos, Wilson Renato de Oliveira
Design visual
Tatuagem
Realidade aumentada
Interatividade
Aplicação móvel
Inovação
title_short DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
title_full DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
title_fullStr DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
title_full_unstemmed DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
title_sort DigitalSkin: tatuagens em realidade aumentada
author Santos, Wilson Renato de Oliveira
author_facet Santos, Wilson Renato de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gandra, Manuel J.
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wilson Renato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Design visual
Tatuagem
Realidade aumentada
Interatividade
Aplicação móvel
Inovação
topic Design visual
Tatuagem
Realidade aumentada
Interatividade
Aplicação móvel
Inovação
description A tatuagem na sua forma geral já existe há milhares de anos, no entanto a sua popularidade têm-­‐se tornado mais evidente nas ultimas décadas, surgindo assim a necessidade de inovação. A investigação deste Projecto tese consiste na procura novas alternativas à tatuagem convencional, para isso foi realizada uma investigação aos conceitos de tatuagem e a toda sua história e vertentes. Foi assim que me ocorreu a realidade aumentada. Hoje em dia estamos cercados por tecnologia, fazendo esta parte do nosso dia‐a-dia, cada vez mais faz parte das nossas vidas. Nada mais oportuno associar de alguma forma esta tecnologia à arte milenar que é a tatuagem, não só na sua metodologia, mas também na interação e percepção que o utilizador terá. Com o avanço tecnológico que temos vindo a sofrer nos últimos anos, não só a nível de software como a nível de hardware, dispositivos e gadgets têm-­‐se tornado cada vez mais baratos e leves. A realidade aumentada surge neste projeto como uma ponte de ligação entre esta forma de arte e a tecnologia, como a ligação do mundo real ao mundo virtual. Com este problema identificado, o projeto procura investigar de que maneira a realidade aumentada poderá contribuir para a criação de uma nova geração de tatuagens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01T00:00:00Z
2016-12-01T00:00:00Z
2017-01-27T16:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17748
201597950
url http://hdl.handle.net/10400.26/17748
identifier_str_mv 201597950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999840641024