Aumento da eficiência energética de navios de transporte de passageiros: caso de estudo Soflusa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristovão, João Pedro Farinha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31384
Resumo: Tese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2017
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De forma a minimizar e eventualmente reverter os impactos causados pela atividade humana é cada vez mais necessário aumentar a eficiência energética em todos os setores, nomeadamente no setor dos transportes que é responsável por uma fatia significativa de 20-30%, garantindo desta forma não só benefícios ambientais como também económicos. O objetivo deste trabalho prendeu-se com a redução do consumo de combustível pelos navios da frota da empresa Soflusa por via do aumento da eficiência operacional. Numa primeira fase deste trabalho foi feito um levantamento da operação da empresa. A partir daqui, numa segunda fase foi realizado um estudo onde foram identificadas algumas falhas de operação passíveis de serem otimizadas e de se traduzirem em ganhos operacionais. Por fim, numa terceira fase foram feitos testes em condições reais de operação a fim de determinar e quantificar a real possibilidade de obtenção de mais-valias, nomeadamente em termos de poupanças de combustível. O principal fator estudado prendeu-se com a otimização da velocidade de navegação praticada. O método de estudo desenvolvido para obter redução de consumo por esta via passou pela comparação entre carreiras realizadas em ambiente de estudo com carreiras padrão não influenciadas pelo mesmo. As carreiras onde foram realizados testes de velocidade foram sujeitas a diversas condicionantes e limitações de forma a possibilitar a obtenção de resultados positivos, garantindo simultaneamente que não seriam causados impactos negativos na normal operação da empresa e que os passageiros não seriam afetados. Outras medidas foram também analisadas e implementadas, como a redução da carga transportada a bordo e a redução dos tempos de atraso da partida dos navios. Após a realização do estudo foi possível concluir que existe capacidade de melhoria e aumento de eficiência em diversos setores da empresa, tendo o seu desenvolvimento em situação real de operação permitido validar os resultados obtidos e confirmar a sua exequibilidade. A implementação integral das principais medidas estudadas e testadas (todas de base comportamental e não tecnológica) tem o potencial de se traduzir numa redução do consumo de combustível anual da empresa superior a 10%, sem a necessidade de recorrer a qualquer tipo de despesa ou investimento. Mediante disponibilidade financeira, outras medidas de caráter tecnológico e ao nível dos equipamentos poderão ser aplicadas, resultando num aumento acrescido da eficiência global e num menor consumo da frota.The increase in the emission of greenhouse gases into the atmosphere, the result of an ever increasing consumption of fossil fuels, is one of the indisputable causes of global warming and the evolution of climate change. On the other hand, the emission of pollutants, also derived from fossil fuels, results in a decrease of air quality. In order to minimize and eventually reverse the impacts caused by human activity, it is increasingly necessary to increase the energy efficiency in all its component sectors, namely the transport sector which is responsible for a significant amount of 20-30%, thus ensuring not only environmental but also economic benefits. The aim of this study was to reduce fuel consumption of the ships in the Soflusa fleet by increasing operational efficiency. In the first stage of this study the operation of the company was analyzed. In the second phase a study was conducted which identified some operation faults that can be optimized and translated into operating gains. Finally, in a third phase tests were carried out under real operating conditions in order to determine and quantify the real possibility of obtaining gains, in particular in terms of fuel savings. The main factor studied was the optimization of the navigational speed practiced. The study method developed to obtain the reduction of consumption by its optimization was based on the comparison between trips performed under the parameters of this study and others not influenced by it. The trips in which the speed trials were carried out were subjected to various restrictions and rules in order to allow for the obtainment of positive results, ensuring that no negative impacts were caused in the normal operation of the company and that the passengers were not affected. Other measures were also analyzed and implemented, such as the reduction of the transported load and the reduction of the length of the ships departure delays. After the study it was possible to conclude that there is room to improve and increase the efficiency in several sectors of the company, having its development under real operational conditions allowed to validate the obtained results and confirm their feasibility. The implementation of all the main measures studied and tested (all on a behavioural and non-technological basis) has the potential of turning into a reduction of the company’s annual fuel consumption of more than 10%, without the need to resort to any kind of expense or investment. Depending on the financial availability of the company, other measures of a technological and equipment basis may be implemented, thus increasing even further the overall efficiency and lowering the fleet’s consumption.Silva, Carla Alexandra Monteiro daFerreira, AntónioRepositório da Universidade de LisboaCristovão, João Pedro Farinha2018-02-02T16:13:39Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31384TID:201854880pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:54.547541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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