Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2112 |
Resumo: | Procurando fazer com que os alunos com Necessidades Educativas Especiais, (NEE) mais propriamente crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) adquiram e desenvolvam todas as potencialidades que a leitura e a escrita oferecem, torna-se importante investigar as causas que norteiam as dificuldades na sua aquisição. A presente dissertação pretende fazer o estudo acerca da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com PEA, aplicando vários métodos de leitura e escrita. É um trabalho desafiante e moroso, exige paciência, determinação e criatividade. Cada criança é diferente e aprende de maneira diferente, é o professor que através de uma pedagogia diferenciada, dum ensino individualizado, valorizando os seus “pequenos” progressos e conquistas do seu dia-a-dia, estará deste modo a contribuir para a criança ultrapassar as suas dificuldades. Vale a pena o esforço, é muito gratificante quando, sem se esperar, a criança reage e olha o mundo ao seu redor evoluindo ao seu ritmo nas suas aprendizagens. Pretende-se que a dissertação apresentada não seja apenas um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente, pois a nossa prática exige uma escola em permanente mutação. |
id |
RCAP_dc9bc6d2766465200207d7c766dd3317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicasEnsino estruturadoAluno com perturbações do espectro do autismo UEEAProcurando fazer com que os alunos com Necessidades Educativas Especiais, (NEE) mais propriamente crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) adquiram e desenvolvam todas as potencialidades que a leitura e a escrita oferecem, torna-se importante investigar as causas que norteiam as dificuldades na sua aquisição. A presente dissertação pretende fazer o estudo acerca da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com PEA, aplicando vários métodos de leitura e escrita. É um trabalho desafiante e moroso, exige paciência, determinação e criatividade. Cada criança é diferente e aprende de maneira diferente, é o professor que através de uma pedagogia diferenciada, dum ensino individualizado, valorizando os seus “pequenos” progressos e conquistas do seu dia-a-dia, estará deste modo a contribuir para a criança ultrapassar as suas dificuldades. Vale a pena o esforço, é muito gratificante quando, sem se esperar, a criança reage e olha o mundo ao seu redor evoluindo ao seu ritmo nas suas aprendizagens. Pretende-se que a dissertação apresentada não seja apenas um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente, pois a nossa prática exige uma escola em permanente mutação.Looking for students with Special Educational Needs, and more specifically children with Autism Spectrum Disorder (ASD) to acquire and develop the full potential that offer reading and writing, it becomes important to investigate the causes underlying the difficulties in acquiring it. This essay intends to do the study on the learning of reading and writing of children with ASD, applying various methods of reading and writing. It's a challenging job and time consuming and requires patience, determination and creativity. Every child is different and learns differently, is the teacher who through a differentiated pedagogy, an individualized learning, highlighting their "little" progress and achievements of its dayto-day, will thereby contribute to the child overcome their difficulties. It's worth the effort, it is very rewarding when not expected, the child reacts and looks at the evolving world around you at your own pace in their learning. It is intended that the thesis presented is not just a job reflected and reflective, but also a forum open to dialogue because our practice requires a school constantly changing.Universidade da Beira InteriorManso, José Henrique RodriguesuBibliorumSilva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e2014-07-25T13:58:08Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.163439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
title |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
spellingShingle |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas Silva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e Ensino estruturado Aluno com perturbações do espectro do autismo UEEA |
title_short |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
title_full |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
title_fullStr |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
title_sort |
Aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com perturbações do espectro do autismo: propostas pedagógicas |
author |
Silva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e |
author_facet |
Silva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manso, José Henrique Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Conceição Lopes da Cruz e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino estruturado Aluno com perturbações do espectro do autismo UEEA |
topic |
Ensino estruturado Aluno com perturbações do espectro do autismo UEEA |
description |
Procurando fazer com que os alunos com Necessidades Educativas Especiais, (NEE) mais propriamente crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) adquiram e desenvolvam todas as potencialidades que a leitura e a escrita oferecem, torna-se importante investigar as causas que norteiam as dificuldades na sua aquisição. A presente dissertação pretende fazer o estudo acerca da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com PEA, aplicando vários métodos de leitura e escrita. É um trabalho desafiante e moroso, exige paciência, determinação e criatividade. Cada criança é diferente e aprende de maneira diferente, é o professor que através de uma pedagogia diferenciada, dum ensino individualizado, valorizando os seus “pequenos” progressos e conquistas do seu dia-a-dia, estará deste modo a contribuir para a criança ultrapassar as suas dificuldades. Vale a pena o esforço, é muito gratificante quando, sem se esperar, a criança reage e olha o mundo ao seu redor evoluindo ao seu ritmo nas suas aprendizagens. Pretende-se que a dissertação apresentada não seja apenas um trabalho reflectido e reflexivo, mas também um espaço aberto ao diálogo permanente, pois a nossa prática exige uma escola em permanente mutação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2011-10-01T00:00:00Z 2014-07-25T13:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2112 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336714661888 |