A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Melissa Isabela Gaspar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52629
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_dcb09334f6765a2e8ec6b1620b192fe6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosasTotalitarismoHistória - Estudo e ensinoGuerra mundial (1939-1945)HolocaustoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O relatório de Prática de Ensino Supervisionada / tese apresenta-se sob a forma de proposta didática do módulo 10.2: “A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução” e com o tema: “A 2ª Guerra Mundial: as perseguições religiosas”. Este será apresentado, de forma científica e formadora a alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino básico. Serão apresentadas as estratégias utilizadas na intervenção letiva realizada na turma do 9ºC da Escola Secundária Quinta do Marquês, situada no concelho de Oeiras. As discussões sobre o tema podem estender-se indefinidamente, mas a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi claramente uma miscelânea de conflitos. A maior parte desses conflitos consistiu em nação contra nação, mas a guerra civil internacional entre esquerda e direita permeou e inclusive dominou. Portanto, é importante relembrar algumas das circunstâncias que levaram ao conflito mais cruel e destrutivo que o mundo já conheceu., bem como ao terror vivido durante este período. Por toda a Europa, no período compreendido da guerra estima-se que o domínio Nazi vitimou aproximadamente seis milhões de judeus, e milhões de ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, deficientes físicos ou mentais, opositores políticos entre outros. Estudar este tema, principalmente na idade em que os alunos do 9º ano se encontram, é de extrema importância pois transpões uma mensagem que preconiza no combate à discriminação e na promoção dos valores de Educação para a Cidadania e de defesa dos Direitos Humanos. Por se tratar de um contributo que incentiva ao respeito pelos Direitos Humanos, que promove o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o Holocausto e que diligencia a educação para a prevenção do genocídio, bem como manter intacta a liberdade religiosa. Ao longo deste relatório será mostrado como é possível capacitar os alunos para não responderem às questões seguintes de forma superficial, mas sim significativa: • Quais foram as condições históricas e os momentos fulcrais no processo da suspensão das liberdades religiosas? • De que modo e por que motivo é que as pessoas participaram ou foram cúmplices desses crimes? • Como responderam os Judeus e as Testemunhas de Jeová à perseguição e assassinato em massa? • Como e por que motivo é que algumas pessoas se opuseram a estes crimes?The report of the Supervised Teaching Practice is presented in the form of a didactic proposal of the module 10.2: “A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução” (The second World War: violence and reconstruction) with the title: “A 2ª Guerra Mundial: as perseguições religiosas” (The second World War: religious persecution). This theme will be presented in scientific and pedagogic form to students enrolled in the 9th grade of the Portuguese Basic Education. The report will present the strategies used in a classroom intervention to the ‘9th C’ class of the school ‘Escola Secundária Quinta do Marquês’, located in the Oeiras municipality. Discussions about this theme can be extended indefinitely, nevertheless The Second World War (1939-1945) was clearly a misture of conflicts. The majority of which consisted in a direct clash between two nations where the international civil war between right and left political ideologies was able to infiltrate and control. Therefore, it is important to look back on the circumstances that led to one of the most cruel and destructive conflicts the world has seen, as well as the terror experienced during that time. Over all of Europe, for the duration of the war, it is estimated that the Nazi rule has killed approximately six million jews and millions of gypsies, homosexuals, Jehova’s Witnesses, disabled people and political enemies. It is of utmost importance to study this theme, more so at the age of most 9th graders. It conveys a message that advocates against descrimination and promotes Education values for citizenship and protection of Human Rights. It does so by encouraging the development of critical thinking about the Holocoust. This consequently aids in creating awerness on the importance of preventing genocide and preserving religious freedom. Throughout this report, it will be shown how to stimulate the students to answer the following questions more profoundly and not just superficially. • What were the historical circumstances and keys moments that led to the suspension of religious freedom? • In what way and why did people participate or were accomplices in these crimes? • How did Jewish people and Jehova’s Witnesses react to the persecution and mass murders? • How did some people oppose these crimes and what were their motives?Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaCampos, Melissa Isabela Gaspar2022-05-02T15:51:26Z20212021-09-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.701997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
title A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
spellingShingle A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
Campos, Melissa Isabela Gaspar
Totalitarismo
História - Estudo e ensino
Guerra mundial (1939-1945)
Holocausto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
title_full A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
title_fullStr A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
title_full_unstemmed A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
title_sort A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
author Campos, Melissa Isabela Gaspar
author_facet Campos, Melissa Isabela Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Melissa Isabela Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Totalitarismo
História - Estudo e ensino
Guerra mundial (1939-1945)
Holocausto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Totalitarismo
História - Estudo e ensino
Guerra mundial (1939-1945)
Holocausto
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-02
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-02T15:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52629
url http://hdl.handle.net/10451/52629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
application/pdf
video/quicktime
video/quicktime
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134587930017792