A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52629 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_dcb09334f6765a2e8ec6b1620b192fe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosasTotalitarismoHistória - Estudo e ensinoGuerra mundial (1939-1945)HolocaustoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O relatório de Prática de Ensino Supervisionada / tese apresenta-se sob a forma de proposta didática do módulo 10.2: “A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução” e com o tema: “A 2ª Guerra Mundial: as perseguições religiosas”. Este será apresentado, de forma científica e formadora a alunos do 9º ano de escolaridade do Ensino básico. Serão apresentadas as estratégias utilizadas na intervenção letiva realizada na turma do 9ºC da Escola Secundária Quinta do Marquês, situada no concelho de Oeiras. As discussões sobre o tema podem estender-se indefinidamente, mas a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi claramente uma miscelânea de conflitos. A maior parte desses conflitos consistiu em nação contra nação, mas a guerra civil internacional entre esquerda e direita permeou e inclusive dominou. Portanto, é importante relembrar algumas das circunstâncias que levaram ao conflito mais cruel e destrutivo que o mundo já conheceu., bem como ao terror vivido durante este período. Por toda a Europa, no período compreendido da guerra estima-se que o domínio Nazi vitimou aproximadamente seis milhões de judeus, e milhões de ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, deficientes físicos ou mentais, opositores políticos entre outros. Estudar este tema, principalmente na idade em que os alunos do 9º ano se encontram, é de extrema importância pois transpões uma mensagem que preconiza no combate à discriminação e na promoção dos valores de Educação para a Cidadania e de defesa dos Direitos Humanos. Por se tratar de um contributo que incentiva ao respeito pelos Direitos Humanos, que promove o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o Holocausto e que diligencia a educação para a prevenção do genocídio, bem como manter intacta a liberdade religiosa. Ao longo deste relatório será mostrado como é possível capacitar os alunos para não responderem às questões seguintes de forma superficial, mas sim significativa: • Quais foram as condições históricas e os momentos fulcrais no processo da suspensão das liberdades religiosas? • De que modo e por que motivo é que as pessoas participaram ou foram cúmplices desses crimes? • Como responderam os Judeus e as Testemunhas de Jeová à perseguição e assassinato em massa? • Como e por que motivo é que algumas pessoas se opuseram a estes crimes?The report of the Supervised Teaching Practice is presented in the form of a didactic proposal of the module 10.2: “A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução” (The second World War: violence and reconstruction) with the title: “A 2ª Guerra Mundial: as perseguições religiosas” (The second World War: religious persecution). This theme will be presented in scientific and pedagogic form to students enrolled in the 9th grade of the Portuguese Basic Education. The report will present the strategies used in a classroom intervention to the ‘9th C’ class of the school ‘Escola Secundária Quinta do Marquês’, located in the Oeiras municipality. Discussions about this theme can be extended indefinitely, nevertheless The Second World War (1939-1945) was clearly a misture of conflicts. The majority of which consisted in a direct clash between two nations where the international civil war between right and left political ideologies was able to infiltrate and control. Therefore, it is important to look back on the circumstances that led to one of the most cruel and destructive conflicts the world has seen, as well as the terror experienced during that time. Over all of Europe, for the duration of the war, it is estimated that the Nazi rule has killed approximately six million jews and millions of gypsies, homosexuals, Jehova’s Witnesses, disabled people and political enemies. It is of utmost importance to study this theme, more so at the age of most 9th graders. It conveys a message that advocates against descrimination and promotes Education values for citizenship and protection of Human Rights. It does so by encouraging the development of critical thinking about the Holocoust. This consequently aids in creating awerness on the importance of preventing genocide and preserving religious freedom. Throughout this report, it will be shown how to stimulate the students to answer the following questions more profoundly and not just superficially. • What were the historical circumstances and keys moments that led to the suspension of religious freedom? • In what way and why did people participate or were accomplices in these crimes? • How did Jewish people and Jehova’s Witnesses react to the persecution and mass murders? • How did some people oppose these crimes and what were their motives?Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaCampos, Melissa Isabela Gaspar2022-05-02T15:51:26Z20212021-09-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfvideo/quicktimevideo/quicktimeapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.701997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
title |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
spellingShingle |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas Campos, Melissa Isabela Gaspar Totalitarismo História - Estudo e ensino Guerra mundial (1939-1945) Holocausto Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
title_full |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
title_fullStr |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
title_full_unstemmed |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
title_sort |
A Segunda Guerra Mundial : as perseguições religiosas |
author |
Campos, Melissa Isabela Gaspar |
author_facet |
Campos, Melissa Isabela Gaspar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Melissa Isabela Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Totalitarismo História - Estudo e ensino Guerra mundial (1939-1945) Holocausto Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Totalitarismo História - Estudo e ensino Guerra mundial (1939-1945) Holocausto Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-09-02 2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-02T15:51:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52629 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf video/quicktime video/quicktime application/pdf video/quicktime video/quicktime application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134587930017792 |