Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Célia Margarida Pinheiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1678
Resumo: Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica da última década impõe-se às organizações cada vez mais a necessidade de se tornarem competitivas de forma sustentável, aperfeiçoando a qualidade da sua gestão com objectivo de melhoria contínua do seu desempenho. Experiências de diversas organizações e literatura têm demonstrado que o sucesso destas mudanças depende, fundamentalmente, do modelo utilizado para a sua implementação. Este estudo pretende apresentar um modelo de referência que permita as organizações do tipo da analisada iniciar/continuar com iniciativas de melhoria da qualidade dos processos sujeitos à mudança. A escolha de um centro de saúde e em particular o circuito da consulta de medicina geral e familiar para a realização deste estudo prende-se com a importância que os centros de saúde têm hoje em dia em Portugal. Actualmente apresentam-se como a base da prestação de cuidados de saúde. O modelo apresenta a relação entre a implementação de sistemas de informação (SI) e os processos de mudança organizacional. Para aumentar a qualidade dos serviços prestados pelo centro de saúde é necessária a optimização do circuito da consulta de medicina geral e familiar. Esta alteração baseada na implementação de um SI apenas será bem sucedida se toda a organização se envolver no processo de mudança. A situação organizacional do centro de saúde foi analisada através da aplicação dos instrumentos: da Liderança e da Cultura de Quinn, da FMEA e da Stream Analysis de Jerry Porras. Concluindo-se que existem oportunidades de mudança e que estas podem ser concretizadas e potenciadas através da implementação de novos processos. Os resultados obtidos identificam que os colaboradores da organização se encontram numa trajectória de busca de inovação e de espírito de iniciativa potenciadora de qualidade nos resultados obtidos. A mudança organizacional ocorrerá partindo das pessoas e não da tecnologia.
id RCAP_dcb1590f92b2e81b61eec12778d12bd3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudança organizacional e sistemas de informação na saúdeMudança organizacionalMudança contínuaSistemas de informação nas organizações de SaúdeGestão da Qualidade OrganizationalChangeContinuous changeHealthcare information systemsQuality managementConsiderando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica da última década impõe-se às organizações cada vez mais a necessidade de se tornarem competitivas de forma sustentável, aperfeiçoando a qualidade da sua gestão com objectivo de melhoria contínua do seu desempenho. Experiências de diversas organizações e literatura têm demonstrado que o sucesso destas mudanças depende, fundamentalmente, do modelo utilizado para a sua implementação. Este estudo pretende apresentar um modelo de referência que permita as organizações do tipo da analisada iniciar/continuar com iniciativas de melhoria da qualidade dos processos sujeitos à mudança. A escolha de um centro de saúde e em particular o circuito da consulta de medicina geral e familiar para a realização deste estudo prende-se com a importância que os centros de saúde têm hoje em dia em Portugal. Actualmente apresentam-se como a base da prestação de cuidados de saúde. O modelo apresenta a relação entre a implementação de sistemas de informação (SI) e os processos de mudança organizacional. Para aumentar a qualidade dos serviços prestados pelo centro de saúde é necessária a optimização do circuito da consulta de medicina geral e familiar. Esta alteração baseada na implementação de um SI apenas será bem sucedida se toda a organização se envolver no processo de mudança. A situação organizacional do centro de saúde foi analisada através da aplicação dos instrumentos: da Liderança e da Cultura de Quinn, da FMEA e da Stream Analysis de Jerry Porras. Concluindo-se que existem oportunidades de mudança e que estas podem ser concretizadas e potenciadas através da implementação de novos processos. Os resultados obtidos identificam que os colaboradores da organização se encontram numa trajectória de busca de inovação e de espírito de iniciativa potenciadora de qualidade nos resultados obtidos. A mudança organizacional ocorrerá partindo das pessoas e não da tecnologia.Considering changes in work environment and the technological revolution of the last decade, it’s imperative for organizations to become more competitive in a sustainable way, perfecting the quality of its management aiming to continuous improvement of its performance. Literature and several organizational experiences have showed that successful changes depend mostly on the model used to its implementation. This study pretends to introduce a reference model to allow organizations to implement initiatives of quality improvement of its processes subjects to change. The selection of a healthcare centre and in particular the circuit of primary health care / general practice for the purpose of this study is related to the relevance that these healthcare centers have today in Portugal. Today, they are the bases of national healthcare system. The model shows the relationship between the implementation of information system (IS) and processes of organizational change. In order to increase the quality of services provided by a healthcare center it’s necessary to optimize the circuit of primary health care / general practice. This change base on IS will only succeed if the entire organization gets involved on the process of change. The organization state of the healthcare center was studied using the following instruments: Leadership and Culture from Quinn; FMEA and Stream Analysis from Jerry Porras. It can be inferred that there are opportunities of change and these can be achieved or enhanced through the implementation of new processes. The results obtained recognize that workers from the organization are searching for innovation and initiative spirit that can be reflected on quality improvement results. Organizational change will occur starting on people and not on technology.2010-05-06T14:02:10Z2010-05-06T00:00:00Z2010-05-062009-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1678porRibeiro, Célia Margarida Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:40Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:47.085418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
title Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
spellingShingle Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
Ribeiro, Célia Margarida Pinheiro
Mudança organizacional
Mudança contínua
Sistemas de informação nas organizações de Saúde
Gestão da Qualidade Organizational
Change
Continuous change
Healthcare information systems
Quality management
title_short Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
title_full Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
title_fullStr Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
title_full_unstemmed Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
title_sort Mudança organizacional e sistemas de informação na saúde
author Ribeiro, Célia Margarida Pinheiro
author_facet Ribeiro, Célia Margarida Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Célia Margarida Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança organizacional
Mudança contínua
Sistemas de informação nas organizações de Saúde
Gestão da Qualidade Organizational
Change
Continuous change
Healthcare information systems
Quality management
topic Mudança organizacional
Mudança contínua
Sistemas de informação nas organizações de Saúde
Gestão da Qualidade Organizational
Change
Continuous change
Healthcare information systems
Quality management
description Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica da última década impõe-se às organizações cada vez mais a necessidade de se tornarem competitivas de forma sustentável, aperfeiçoando a qualidade da sua gestão com objectivo de melhoria contínua do seu desempenho. Experiências de diversas organizações e literatura têm demonstrado que o sucesso destas mudanças depende, fundamentalmente, do modelo utilizado para a sua implementação. Este estudo pretende apresentar um modelo de referência que permita as organizações do tipo da analisada iniciar/continuar com iniciativas de melhoria da qualidade dos processos sujeitos à mudança. A escolha de um centro de saúde e em particular o circuito da consulta de medicina geral e familiar para a realização deste estudo prende-se com a importância que os centros de saúde têm hoje em dia em Portugal. Actualmente apresentam-se como a base da prestação de cuidados de saúde. O modelo apresenta a relação entre a implementação de sistemas de informação (SI) e os processos de mudança organizacional. Para aumentar a qualidade dos serviços prestados pelo centro de saúde é necessária a optimização do circuito da consulta de medicina geral e familiar. Esta alteração baseada na implementação de um SI apenas será bem sucedida se toda a organização se envolver no processo de mudança. A situação organizacional do centro de saúde foi analisada através da aplicação dos instrumentos: da Liderança e da Cultura de Quinn, da FMEA e da Stream Analysis de Jerry Porras. Concluindo-se que existem oportunidades de mudança e que estas podem ser concretizadas e potenciadas através da implementação de novos processos. Os resultados obtidos identificam que os colaboradores da organização se encontram numa trajectória de busca de inovação e de espírito de iniciativa potenciadora de qualidade nos resultados obtidos. A mudança organizacional ocorrerá partindo das pessoas e não da tecnologia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2010-05-06T14:02:10Z
2010-05-06T00:00:00Z
2010-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1678
url http://hdl.handle.net/10071/1678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134799908044800