Otimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catarina dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8176
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
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spelling Otimismo disposicional e esperança em adolescentes em situação de risco. Implementação de um programa de promoção da resiliênciaAdolescênciaResiliênciaOtimismo disposicionalEsperançaPrograma de intervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015O período de desenvolvimento humano denominado de adolescência é notório pelo aglomerar de mudanças biológicas, psicológicas e sociais, através das quais o indivíduo deixa de ser criança e passa a ser adulto. Este conjunto de transformações deixa o individuo vulnerável a diversos riscos psicossociais. Contudo, uma grande percentagem destes adolescentes apresenta um desenvolvimento psicossocial favorável e adaptativo, demonstrando resiliência. Neste sentido, diversos investigadores têm-se debruçado no estudo do perfil de indivíduos considerados como resilientes, evidenciado um conjunto de características individuais e ambientais que promovem um desenvolvimento pleno e saudável do adolescente, sendo que são destacados neste estudo a esperança e o otimismo disposicional. O presente estudo, com um desenho quasi-experimental, apresenta como principal objetivo investigar os efeitos da aplicação de um programa de promoção da resiliência, na esperança e no otimismo disposicional de adolescentes considerados em situação de risco. A amostra é constituída 16 adolescentes inseridos numa turma do Curso de Educação e Formação de Jovens (CEF), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 15.44; DP = .814). Embora os resultados não evidenciem diferenças significativas ao nível da resiliência, otimismo disposicional e esperança, após a implementação de um programa de promoção da resiliência, considera-se pertinente a administração de programas de intervenção, onde se contemple a resiliência, o otimismo e a esperança, em adolescentes em situação de risco. Uma vez que, de forma geral, estes programas têm demonstrado ser uma mais-valia para o fortalecimento de competências pessoais e sociais, fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, da resiliência e da inclusão.Martins, Maria HelenaSapientiaCosta, Catarina dos Santos2016-05-09T11:08:42Z2015-06-2620152015-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8176TID:201234742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:24Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:24.565441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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