Do descontentamento à ação estética: na criação do espetáculo “Eis o Homem”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86144 |
Resumo: | Este texto aborda algumas das premissas iniciais e desenvolvimentos conceptuais que decorreram do processo de construção e apresentação do espetáculo “Eis o Homem”. Partindo de materiais de reflexão que foram reunidos, construídos e consultados ao longo das principais fases do processo de criação, este texto procura explicitar possibilidades filosóficas, críticas, políticas e epistemológicas inerentes ao trabalho de criação teatral, assim como contribuir para a discussão corrente acerca de formas adequadas de enquadrar estes objetos estéticos sob o ponto de vista da investigação académica. |
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Do descontentamento à ação estética: na criação do espetáculo “Eis o Homem”From discontent to aesthetic action: in the creation of the performance “Eis o Homem”TeatroArtes perfomativasInvestigação artísticaTransformaçãoPerformance-enquanto-investigaçãoTheatrePerformative artsArtistic ResearchTransformationPerformance-as-ResearchHumanidades::Línguas e LiteraturasEste texto aborda algumas das premissas iniciais e desenvolvimentos conceptuais que decorreram do processo de construção e apresentação do espetáculo “Eis o Homem”. Partindo de materiais de reflexão que foram reunidos, construídos e consultados ao longo das principais fases do processo de criação, este texto procura explicitar possibilidades filosóficas, críticas, políticas e epistemológicas inerentes ao trabalho de criação teatral, assim como contribuir para a discussão corrente acerca de formas adequadas de enquadrar estes objetos estéticos sob o ponto de vista da investigação académica.This paper addresses some initial premises and conceptual developments that emerged from the process of devising and presenting the theatre performance “Eis o Homem”. Based on materials for reflection, which were gathered, construed and consulted throughout the main stages of the creative process, we aim to unveil philosophical, critical, political, and epistemological possibilities inherent to theatrical creation. We seek to contribute to the ongoing discussion on suitable approaches to creating a theatrical aesthetic object in the framing of academic research.O espectáculo “Eis o homem: a partir Ecce Homo de F. Nietzsche” foi alvo de financiamento pontual da DGArtes – Ministério da Cultura (2013).Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoSilva, José Eduardo20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86144porSilva, J. E. (2022). Do descontentamento à ação estética: na criação do espetáculo “Eis o Homem”. Diacrítica, 36(3), 223–236. https://doi.org/10.21814/diacritica.51070870-89672183-917410.21814/diacritica.5107https://doi.org/10.21814/diacritica.5107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:20:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:00.094259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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