Presenças góticas na literatura infantil norte-americana contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31948 |
Resumo: | A Literatura Gótica tem por função representar o lado mais negro do ser humano, e por esse motivo é considerada inapropriada para a criança, que simboliza o lado bom da sociedade. Propor que a Literatura Infantil Contemporânea, escrita na América do Norte, seja influenciada pela Literatura Gótica pode, por esse motivo, surgir como um empreendimento ilógico. No entanto, durante as últimas décadas, um número cada vez maior de críticos literários tem-se dedicado a explorar as conexões entre estes dois géneros, supostamente espetros opostos da literatura. O Gótico, na verdade, complementa a Literatura Infantil, criando um lugar único para a criança explorar o mundo de um modo seguro e enriquecedor - ao mesmo tempo descobrindo mais, não só sobre o que reside lá fora, mas também sobre o que reside dentro de si; ABSTRACT: Gothic Presences in Contemporary North American Children’s Literature - Gothic Literature deals with the dark side of the human being, and for that reason it is considered inappropriate for the child, who represents the good side of society. To propose that Contemporary Children’s Literature, written in North America, is influenced by Gothic Literature may, for such reason, appear as a foolish endeavor. However, over the last decades, a growing number of literary critics has devoted itself to explore the connections between these two genres, supposedly opposing spectra of literature. The Gothic actually complements Children’s Literature, providing a unique space for the child to explore the world in a safe and enriching way – at the same time discovering more about not only what lies out there, but what lies within. |
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A Literatura Gótica tem por função representar o lado mais negro do ser humano, e por esse motivo é considerada inapropriada para a criança, que simboliza o lado bom da sociedade. Propor que a Literatura Infantil Contemporânea, escrita na América do Norte, seja influenciada pela Literatura Gótica pode, por esse motivo, surgir como um empreendimento ilógico. No entanto, durante as últimas décadas, um número cada vez maior de críticos literários tem-se dedicado a explorar as conexões entre estes dois géneros, supostamente espetros opostos da literatura. O Gótico, na verdade, complementa a Literatura Infantil, criando um lugar único para a criança explorar o mundo de um modo seguro e enriquecedor - ao mesmo tempo descobrindo mais, não só sobre o que reside lá fora, mas também sobre o que reside dentro de si; ABSTRACT: Gothic Presences in Contemporary North American Children’s Literature - Gothic Literature deals with the dark side of the human being, and for that reason it is considered inappropriate for the child, who represents the good side of society. To propose that Contemporary Children’s Literature, written in North America, is influenced by Gothic Literature may, for such reason, appear as a foolish endeavor. However, over the last decades, a growing number of literary critics has devoted itself to explore the connections between these two genres, supposedly opposing spectra of literature. The Gothic actually complements Children’s Literature, providing a unique space for the child to explore the world in a safe and enriching way – at the same time discovering more about not only what lies out there, but what lies within. |
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