Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Judite A. Gonçalves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.798
Resumo: O objecto de abordagem deste texto é o estabelecimento de uma relação entre o plano de BOLONHA e as respectivas implicações na reestruturação do ensino e formação em Ciência da Informação. Partindo da análise do novo modelo de organização do ensino superior em três ciclos, tal como consta do documento legal, perspectivam-se as principais mudanças provocadas pela alteração do paradigma de ensino-aprendizagem, procedendo à enunciação dos ajustamentos a executar no domínio da formação em Biblioteca e Documentação e Arquivo. Enunciam-se as principais competências a adquirir, no primeiro e segundo ciclos de estudo, designadamente as que remetem para o desempenho de actividades técnicas e especializadas nas unidades de informação e documentação.
id RCAP_dcc244a71a3bba3af772421738b22e45
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da InformaçãoDossier temáticoO objecto de abordagem deste texto é o estabelecimento de uma relação entre o plano de BOLONHA e as respectivas implicações na reestruturação do ensino e formação em Ciência da Informação. Partindo da análise do novo modelo de organização do ensino superior em três ciclos, tal como consta do documento legal, perspectivam-se as principais mudanças provocadas pela alteração do paradigma de ensino-aprendizagem, procedendo à enunciação dos ajustamentos a executar no domínio da formação em Biblioteca e Documentação e Arquivo. Enunciam-se as principais competências a adquirir, no primeiro e segundo ciclos de estudo, designadamente as que remetem para o desempenho de actividades técnicas e especializadas nas unidades de informação e documentação.BAD2006-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.798por1645-28950007-9421Freitas, Judite A. Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:10:39Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:21.894466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
title Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
spellingShingle Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
Freitas, Judite A. Gonçalves
Dossier temático
title_short Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
title_full Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
title_fullStr Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
title_full_unstemmed Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
title_sort Bolonha e a formação universitária e profissional em Ciência da Informação
author Freitas, Judite A. Gonçalves
author_facet Freitas, Judite A. Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Judite A. Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier temático
topic Dossier temático
description O objecto de abordagem deste texto é o estabelecimento de uma relação entre o plano de BOLONHA e as respectivas implicações na reestruturação do ensino e formação em Ciência da Informação. Partindo da análise do novo modelo de organização do ensino superior em três ciclos, tal como consta do documento legal, perspectivam-se as principais mudanças provocadas pela alteração do paradigma de ensino-aprendizagem, procedendo à enunciação dos ajustamentos a executar no domínio da formação em Biblioteca e Documentação e Arquivo. Enunciam-se as principais competências a adquirir, no primeiro e segundo ciclos de estudo, designadamente as que remetem para o desempenho de actividades técnicas e especializadas nas unidades de informação e documentação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.798
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130367560515584