A inclusão na multideficiência: Uma intervenção educativa promotora de funcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Carolina Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7389
Resumo: O presente projeto, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, tem como objetivo primordial explorar a evolução de uma criança com multideficiência, ao nível da sua funcionalidade no processo de inclusão, durante a implementação de um plano de intervenção educativo, com enfoque na área da psicomotricidade. A par da revisão da literatura, esta investigação foi sustentada numa metodologia de cariz qualitativo, tendo sido realizada uma investigação-ação com uma criança de doze anos que frequenta uma escola da região centro. Foram utilizados vários instrumentos para recolha de dados, tendo sido realizada uma entrevista semiestruturada e anamnese à mãe da criança, aplicado um questionário a dezasseis informantes-chave que acompanham a criança no seu dia a dia, efetuada uma análise de documentos sobre a criança, adotada a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca para avaliação (antes e após a intervenção), tendose recorrido continuamente à observação naturalista, bem como a um registo sistemático no diário de bordo. Com base em toda a informação recolhida num momento inicial, foi delineada uma intervenção de três meses, tendo sido trabalhadas as áreas frágeis identificadas. Esta permitiu validar o objetivo do estudo a que nos propusemos, embora os progressos evidenciados no perfil psicomotor da criança beneficiassem de uma continuidade, por via do reforço das sessões de psicomotricidade, a longo prazo.
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