Supervisão no ensino clínico em enfermagem: um estudo com alunos do 3º ano de enfermagem no serviço de cirurgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Isabel Marques Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19408
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
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spelling Supervisão no ensino clínico em enfermagem: um estudo com alunos do 3º ano de enfermagem no serviço de cirurgia616-083:372.861.6372.861.6:616-083Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Fazer supervisão em clínica em enfermagem é (re) pensar as práticas e o processo formativo, de modo a aprofundar no aluno, futuro enfermeiro, não só o cariz científico da profissão, como também o desenvolvimento das suas capacidades de análise crítica e reflexiva que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida. Assim, este estágio retratou o meu percurso supervisivo numa unidade hospitalar com base nos seguintes objectivos: analisar a percepção da supervisora sobre as características da reflexão desenvolvida por alunos de enfermagem durante o estágio no ensino clínico; descrever as características principais dos níveis de reflexão nuclear de alunos de enfermagem no final desse estágio; identificar as opiniões dos alunos de enfermagem sobre o processo de supervisão durante o estágio e as características de um bom supervisor. Para a consecução desses objectivos foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa em que a recolha de dados foi feita durante o processo de supervisão no ensino clínico através da observação participante e com recurso a estratégias de supervisão como diários de sessões, semanários reflexivos dos estagiários, portefólios da terapêutica e das patologias, estudos de caso, reflexões críticas no final do ensino clínico e grelhas de avaliação intercalar e final do ensino clínico. Finalmente, procedeu-se a uma entrevista semi-estruturada de reflexão nuclear sobre o estágio e as competências desejáveis no supervisor. A reflexão desenvolvida por alunos de enfermagem durante o estágio no ensino clínico mostrou que: à medida que o ensino clínico decorria, estes, iam interiorizando as orientações, reajustavam comportamentos e posturas e progrediam gradualmente no seu desempenho e na aquisição de competências; nas situações de maior ansiedade, o papel da supervisora foi fundamental; a relação supervisiva assentou num clima afectivo-relacional e cultural, de entreajuda, abertura, cordialidade, empatia, autenticidade e motivação; o semanário foi considerado uma estratégia importante no relato e expressão dos factos e opiniões, publicamente difíceis de revelar, mas os alunos sentiram algum constrangimento na sua redacção; o estudo de caso foi valorizado por possibilitar uma reflexão sobre a prática; a reflexão crítica no final do estágio mostrou que os alunos confrontam o “eu” pessoal com o “eu” do futuro enfermeiro ao analisar criticamente o seu percurso; o facto de a supervisora pertencer à instituição onde está a ser realizado o estágio é uma mais-valia, embora existam outras características necessárias a um bom supervisor. Os resultados desta investigação mostraram que a prática e investigação sobre as estratégias supervisivas acima descritas, deverão ser aprofundadas no futuro para se promover um ensino clínico que seja mais eficaz no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos futuros enfermeiros.Faire la supervision de l'enseignement clinique en soins infirmiers c’est (re) penser les pratiques et le processus formatif, de manière à approfondir chez l’élève, futur infirmier, non seulement le caractère scientifique de la profession, comme aussi le développement de ses capacités d’analise critique et réflexive qui contribuent à son développement personnel et profissionnel au long de la vie. Ainsi, ce stage a décrit mon parcours supervisif dans un service hospitalier reposant sur les objectifs suivants: analiser la perception de la superviseuse sur les caractéristiques de la réflexion développée par les élèves infirmiers durant le stage en soins cliniques; décrire les principales caractéristiques des niveaux de réflexion nucléaire des élèves infirmiers en final de stage; identifier les opinions des élèves infirmiers sur le processus de supervision durant le stage et les caractéristiques d’un bon superviseur. Pour la réalisation de ces objectifs il a été utilisée une méthodologie d’investigation qualitative où le relevé des données s’est fait pendant le processus de supervision en soins cliniques au travers d’une observation participante et utilisant des stratégies de supervision comme les carnets de bords, les hebdomadaires reflexifs des stagiaires, les portefolios de la therapêutique et des pathologies, les études de cas, les réflexions critiques en fin de soins cliniques et les grilles d’évaluation intercalaires et finales des soins cliniques. Finalement, il a été réalizée une entrevue semi-structurée de reflexion nucléaire sur le stage et les compétences souhaitables chez le superviseur. La réflexion développée par les élèves infirmiers durant le stage en soins cliniques a démontrée que: à mesure que le stage en soins cliniques decourrait, les élèves infirmiers, interiorisaient les orientations, réajustaient leurs comportements et leurs postures et progressaient peu à peu au niveau de leurs performances et aquisition de compétences; face aux situations de grande anxiété, le rôle de la superviseuse s’est révélé fondamental; la relation supervisive c’est basée sur un climat afectivo-relationnel et culturel, d’entraide, d’ouverture, de cordialité, d’empathie, d’authenticité et de motivation; l’hebdomadaire a été considéré une stratégie importante de rapport et d’expression des faits et des opinions, publiquement dificiles de revéler, cependant les élèves ont quand même sentit une certaine contrainte à sa rédaction; l’ étude de cas a été valorisé par la possibilitée qu’il proporcionne de réflechir sur la pratique; la réflexion critique finale a montrée que les élèves confrontent le “moi” personnel avec le “moi” futur infirmier en analisant de façon critique leurs parcours; le fait que la superviseuse fasse partie de l’institution de stage c’est révélé um atout, bien qu’existent d’autres caractéristiques nécessaires à un bon superviseur. Les résultats de cette investigation ont montrés que la pratique et l’investigation au niveau des stratégies supervisives supra-citées, deveront être approfondies dans le futur pour que l’on puisse promouvoir um enseignement clinique qui soit encore plus efficace au développement personnel et profissionnel des éleves, futurs infirmiers.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoCorreia, Maria Isabel Marques Rodrigues20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:21.420152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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