A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10892 |
Resumo: | As ferramentas de Social Media, beneficiando das características da Web 2.0, funcionam como um recurso de apoio online às organizações. Permite-lhes estar onde os utilizadores estão, criar proximidade e, mais ainda, conversar com eles e saber o que eles pensam e querem. A viralidade e o word-of-mouth tornaram-se mais fáceis quando estas ferramentas nos permitem partilhar, gostar e utilizar a multimedialidade e convergência - já que também podem comunicar entre si. É uma comunicação em grande escala que, potencialmente, serve aos Portais Web. Ainda mais no meio competitivo que é o online, onde se "luta" para conseguir mais visualizações, melhores rankings de pesquisa e ser a página de entrada para o universo da Web. Este trabalho discute como é que os Portais Web podem integrar as ferramentas de Social Media e como é que beneficiam do seu uso. Assim, o objetivo prende-se em perceber como é feita a integração destas ferramentas e os benefícios conseguidos num Portal de notícias. Foi selecionado o maior Portal Web português para ser alvo deste estudo de caso. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas, analisados dados analíticos internos e documentos da organização. Nas conclusões do estudo, verificou-se que foram criadas condições para acolher e integrar as ferramentas escolhidas, mas de forma muito orgânica. Apesar de, na maioria, não ter havido uma adoção pensada - mas sim espontânea, verifica-se essencialmente uma maior atenção na construção de comunidade, e menos na capacidade de absorção. Os benefícios conseguidos corroboram a literatura apresentada. |
id |
RCAP_dccd2a184fe0428271a3b7a2130b0df0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal SapoWeb 2.0jornalismo 2.0Social MediaPortal WebintegraçãobenefíciosJournalism 2.0Web PortalintegrationbenefitsAs ferramentas de Social Media, beneficiando das características da Web 2.0, funcionam como um recurso de apoio online às organizações. Permite-lhes estar onde os utilizadores estão, criar proximidade e, mais ainda, conversar com eles e saber o que eles pensam e querem. A viralidade e o word-of-mouth tornaram-se mais fáceis quando estas ferramentas nos permitem partilhar, gostar e utilizar a multimedialidade e convergência - já que também podem comunicar entre si. É uma comunicação em grande escala que, potencialmente, serve aos Portais Web. Ainda mais no meio competitivo que é o online, onde se "luta" para conseguir mais visualizações, melhores rankings de pesquisa e ser a página de entrada para o universo da Web. Este trabalho discute como é que os Portais Web podem integrar as ferramentas de Social Media e como é que beneficiam do seu uso. Assim, o objetivo prende-se em perceber como é feita a integração destas ferramentas e os benefícios conseguidos num Portal de notícias. Foi selecionado o maior Portal Web português para ser alvo deste estudo de caso. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas, analisados dados analíticos internos e documentos da organização. Nas conclusões do estudo, verificou-se que foram criadas condições para acolher e integrar as ferramentas escolhidas, mas de forma muito orgânica. Apesar de, na maioria, não ter havido uma adoção pensada - mas sim espontânea, verifica-se essencialmente uma maior atenção na construção de comunidade, e menos na capacidade de absorção. Os benefícios conseguidos corroboram a literatura apresentada.Benefiting from Web 2.0 features, Social Media works as an online support to organizations, beyond the organization's website. Social Media allows organizations to be were the users are, creating proximity, talk with them and know what they want. Virality and word-of-mouth became easier, as these platforms allow us to share, to like and use multimediality and convergence - since it can interact together. It's a large scale communication that potentially serves to Web Portals. Even more in the competitive environment that is the online, were they struggle to get more views, better search rankings and be the homepage for the Web universe. This dissertation discusses how the Web Portals can integrate Social Media and how it is benefiting from its use. Thus, the aim is to realize how the integration of Social Media is done and the benefits achieved in a News Portal. The largest Portuguese Web Portal was selected to be focused in this case study. For data collection, three interviews were conducted and then some analytical data and internal documents of the organization were analyzed. It was found that conditions were created to accommodate and integrate the chosen Social Media platforms, but in an organic and fluid way. Although there hasn't been a mindful adoption, in most of the cases, there is a great focus in community construction and less in the absorptive capacity. The benefits achieved corroborate the literature presented.Mestrado em MarketingInstituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaSantos, Daniela Patrícia Sequeira2016-02-10T15:18:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10892porSantos, Daniela Patrícia Sequeira (2012). "A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:16.830892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
title |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
spellingShingle |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo Santos, Daniela Patrícia Sequeira Web 2.0 jornalismo 2.0 Social Media Portal Web integração benefícios Journalism 2.0 Web Portal integration benefits |
title_short |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
title_full |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
title_fullStr |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
title_full_unstemmed |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
title_sort |
A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo |
author |
Santos, Daniela Patrícia Sequeira |
author_facet |
Santos, Daniela Patrícia Sequeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniela Patrícia Sequeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 jornalismo 2.0 Social Media Portal Web integração benefícios Journalism 2.0 Web Portal integration benefits |
topic |
Web 2.0 jornalismo 2.0 Social Media Portal Web integração benefícios Journalism 2.0 Web Portal integration benefits |
description |
As ferramentas de Social Media, beneficiando das características da Web 2.0, funcionam como um recurso de apoio online às organizações. Permite-lhes estar onde os utilizadores estão, criar proximidade e, mais ainda, conversar com eles e saber o que eles pensam e querem. A viralidade e o word-of-mouth tornaram-se mais fáceis quando estas ferramentas nos permitem partilhar, gostar e utilizar a multimedialidade e convergência - já que também podem comunicar entre si. É uma comunicação em grande escala que, potencialmente, serve aos Portais Web. Ainda mais no meio competitivo que é o online, onde se "luta" para conseguir mais visualizações, melhores rankings de pesquisa e ser a página de entrada para o universo da Web. Este trabalho discute como é que os Portais Web podem integrar as ferramentas de Social Media e como é que beneficiam do seu uso. Assim, o objetivo prende-se em perceber como é feita a integração destas ferramentas e os benefícios conseguidos num Portal de notícias. Foi selecionado o maior Portal Web português para ser alvo deste estudo de caso. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas, analisados dados analíticos internos e documentos da organização. Nas conclusões do estudo, verificou-se que foram criadas condições para acolher e integrar as ferramentas escolhidas, mas de forma muito orgânica. Apesar de, na maioria, não ter havido uma adoção pensada - mas sim espontânea, verifica-se essencialmente uma maior atenção na construção de comunidade, e menos na capacidade de absorção. Os benefícios conseguidos corroboram a literatura apresentada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2016-02-10T15:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Daniela Patrícia Sequeira (2012). "A integração das ferramentas de Social Media num Portal WEB : um estudo de caso no Portal Sapo". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131055441051648 |