Prematuridade e psicopatologia : fatores de risco no desenvolvimento de um grupo de crianças no 5º ano de vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26388 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral obter um perfil comportamental das crianças nascidas prematuramente e eventuais indicadores de psicopatologia, explorar a relação entre esses perfis e a história clínica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e, ainda, os fatores ambientais (estatuto profissional e nível educacional dos pais e das mães). A amostra deste estudo é constituída por 25 crianças que nasceram com menos de 1.500 gramas e/ou com menos de 33 semanas de gestação num Centro Hospitalar no Norte do País, estando estas no quinto ano de vida. As crianças foram avaliadas com a Child Behavior Checklist for Ages 1½ - 5, em português Questionário de Comportamentos da Criança 1½ - 5 anos, sendo o método utilizado o quantitativo. Verificamos que o perfil comportamental das crianças se inscreve nos valores normativos não revelando indicadores de psicopatologia. Um maior tempo de internamento está associado a um aumento da psicopatologia. Os pais e mães com um estatuto profissional e um nível educacional mais elevado reportam menos problemas de comportamento nas crianças, ou seja, o estatuto profissional e o nível educacional exercem influências significativas na forma como os pais e as mães interagem, percecionam e avaliam as crianças. |
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Prematuridade e psicopatologia : fatores de risco no desenvolvimento de um grupo de crianças no 5º ano de vidaPrematuridadeRisco biológicoPsicopatologiaDesenvolvimentoPrematurityBiological riskPsychopathologyDevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo tem como objetivo geral obter um perfil comportamental das crianças nascidas prematuramente e eventuais indicadores de psicopatologia, explorar a relação entre esses perfis e a história clínica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e, ainda, os fatores ambientais (estatuto profissional e nível educacional dos pais e das mães). A amostra deste estudo é constituída por 25 crianças que nasceram com menos de 1.500 gramas e/ou com menos de 33 semanas de gestação num Centro Hospitalar no Norte do País, estando estas no quinto ano de vida. As crianças foram avaliadas com a Child Behavior Checklist for Ages 1½ - 5, em português Questionário de Comportamentos da Criança 1½ - 5 anos, sendo o método utilizado o quantitativo. Verificamos que o perfil comportamental das crianças se inscreve nos valores normativos não revelando indicadores de psicopatologia. Um maior tempo de internamento está associado a um aumento da psicopatologia. Os pais e mães com um estatuto profissional e um nível educacional mais elevado reportam menos problemas de comportamento nas crianças, ou seja, o estatuto profissional e o nível educacional exercem influências significativas na forma como os pais e as mães interagem, percecionam e avaliam as crianças.This study aims to obtain a behavioral profile of children born prematurely and possible indicators of psychopathology and to explore the relationship between these profiles and the clinical history (gestational age, birth weight and length of hospitalization) and even environmental factors (professional status and parents is educational level). The sample of this study consists of 25 children born weighing less than 1.500 grams and/or born with less than 33 weeks of gestation in a Hospital in the north of Portugal and who are currently five years old. The children were evaluated with the Child Behavior Checklist for Ages 1½ - 5, in portuguese Questionário de Comportamentos da Criança 1½ - 5 anos, and the method used was the quantitative. We concluded that the behavioral profile of children matches the normative values not revealing psychopathology indicators. A longest hospitalization is associated with an increase of psychopathology. Parents with a higher professional status and educational level reported fewer behavior problems in children, so the professional status and the educational level exert significant influences on how parents interact, perceive and evaluate children.Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLinhares, Cátia Raquel Lopes2018-12-17T15:20:55Z2015-07-202015-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26388TID:201491354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-05T01:36:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:04.256809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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