New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2222
Resumo: Pretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade.
id RCAP_dcff5e3ff61189ee76018ff16a0108df
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculosProposta arquitectónicaCampus de espactáculoPretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade.It is intend to investigate, work and develop the idea of “theater campus” in New York, through a proposal for the international contest of ideas for the New York City Theater (NYTC). The site is a central area of the city of New York along the Hudson River and its function is currently storing train cars damaged. This place has always been connected to the assistance of the train line and is known for West Side Yard. This yard did not make sense, from the moment that the train line was off the area and restructured to be an elevated park with green and recreational areas. The High Line Park ends at the land on which it intends to implement the project and therefore influence, inevitably, ideas to develop the proposal. The analysis of the existing zoning shows that most of the buildings near the site are mainly related to industry and transport, yet the city council has done studies for a future restructuring of this part of the city in order to make it residential area. The changes that will be made make the chosen site perfect for this innovative proposal. To develop this entertainment space is essential to study and analyze similar types of buildings. To do so, were chosen the Berlin State Opera, “Casa da Música”, the Hamburg Philharmonic and the Luxembourg Philharmonic. These spaces will help to understand the dynamics between the organization of public and audience, between audience and artists, and between the show and the stage. The main final objective is to create more than an entertainment space, a place that is appealing to all age groups, by creating various activities and outdoor spaces that have integrated pathways in the city.Santiago, Miguel João Mendes do AmaraluBibliorumMartins, Patrícia2014-09-08T10:20:53Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:09:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:09:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
title New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
spellingShingle New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
Martins, Patrícia
Proposta arquitectónica
Campus de espactáculo
title_short New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
title_full New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
title_fullStr New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
title_full_unstemmed New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
title_sort New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
author Martins, Patrícia
author_facet Martins, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Miguel João Mendes do Amaral
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta arquitectónica
Campus de espactáculo
topic Proposta arquitectónica
Campus de espactáculo
description Pretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-09-08T10:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2222
url http://hdl.handle.net/10400.6/2222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549585319460864