New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2222 |
Resumo: | Pretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade. |
id |
RCAP_dcff5e3ff61189ee76018ff16a0108df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculosProposta arquitectónicaCampus de espactáculoPretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade.It is intend to investigate, work and develop the idea of “theater campus” in New York, through a proposal for the international contest of ideas for the New York City Theater (NYTC). The site is a central area of the city of New York along the Hudson River and its function is currently storing train cars damaged. This place has always been connected to the assistance of the train line and is known for West Side Yard. This yard did not make sense, from the moment that the train line was off the area and restructured to be an elevated park with green and recreational areas. The High Line Park ends at the land on which it intends to implement the project and therefore influence, inevitably, ideas to develop the proposal. The analysis of the existing zoning shows that most of the buildings near the site are mainly related to industry and transport, yet the city council has done studies for a future restructuring of this part of the city in order to make it residential area. The changes that will be made make the chosen site perfect for this innovative proposal. To develop this entertainment space is essential to study and analyze similar types of buildings. To do so, were chosen the Berlin State Opera, “Casa da Música”, the Hamburg Philharmonic and the Luxembourg Philharmonic. These spaces will help to understand the dynamics between the organization of public and audience, between audience and artists, and between the show and the stage. The main final objective is to create more than an entertainment space, a place that is appealing to all age groups, by creating various activities and outdoor spaces that have integrated pathways in the city.Santiago, Miguel João Mendes do AmaraluBibliorumMartins, Patrícia2014-09-08T10:20:53Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:09:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:09:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
title |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
spellingShingle |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos Martins, Patrícia Proposta arquitectónica Campus de espactáculo |
title_short |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
title_full |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
title_fullStr |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
title_full_unstemmed |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
title_sort |
New York Theater City: concurso de ideias para um campus de espactáculos |
author |
Martins, Patrícia |
author_facet |
Martins, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Miguel João Mendes do Amaral uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta arquitectónica Campus de espactáculo |
topic |
Proposta arquitectónica Campus de espactáculo |
description |
Pretende-se investigar, trabalhar e desenvolver a ideia de “campus” de espectáculos em Nova Iorque, através de uma proposta para o concurso internacional de ideias para o New York Theater City (NYTC). O local de implantação encontra-se numa zona central da cidade de Nova Iorque, junto ao rio Hudson e actualmente a sua função é armazenar vagões de comboios danificados. Este local esteve desde sempre ligado à assistência da linha do comboio e é conhecido por West Side Yard. Este pátio deixou de fazer sentido, a partir do momento que a linha de comboio da zona foi desactivada e reestruturada para ser um parque elevado com áreas verdes e zonas de lazer. A High Line Park termina junto ao terreno em que se pretende implantar e por isso influência, inevitavelmente, as ideias para desenvolver a proposta. A análise de tipologias arquitectónicas mostra que a maioria dos edifícios, junto ao local, estão, sobretudo, ligados à indústria e transportes, no entanto, a câmara da cidade tem feito estudos para uma futura reestruturação desta parte da cidade com o objectivo de torna-la numa zona residencial. As mudanças que irão ser feitas fazem do local escolhido o espaço perfeito para esta proposta inovadora. Para desenvolver este espaço de espectáculos é essencial estudar e analisar tipologias semelhantes. Para isso foram escolhidos a Ópera de Berlim, a Casa da Música, a Filarmónica de Hamburgo e a Filarmónica de Luxemburgo. Estes espaços irão ajudar a compreender a dinâmica entre a organização da plateia e público, entre público e artistas, e entre o espectáculo e o palco. O principal objectivo final é criar, mais do que um espaço de espectáculos, um local que seja apelativo a todas as faixas etárias, através da criação de diversas actividades e espaços ao ar livre que tenham percursos integrados na cidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-09-08T10:20:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2222 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549585319460864 |