Treino metacognitivo :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43841 |
Resumo: | A esquizofrenia tem sido tradicionalmente tratada com terapêutica farmacológica, no entanto, têm vindo a surgir novas abordagens complementares, que se mostram eficazes na redução e melhoria de alguma sintomatologia, como é o caso do treino metacognitivo, cujo target é a diminuição da atividade delirante e melhoria do insight. Os objetivos de estágio foram: identificar os problemas da pessoa com doença mental em contexto de internamento e comunitário; realizar intervenções especializadas de enfermagem, nomeadamente implementar o treino metacognitivo; demonstrar um elevado nível de autoconhecimento e tomada de consciência enquanto pessoa e profissional, nos contextos de estágio. O estágio decorreu entre Novembro de 2020 e Abril de 2021, em contexto de internamento e comunitário. A metodologia passou por implementar o treino metacognitivo, segundo os autores Moritz & Woodward. Este programa comportou oito sessões de cerca de 45 minutos, com a frequência de uma a duas vezes por semana. Participaram em cada sessão seis utentes no contexto de internamento e cinco em contexto comunitário. O método foi expositivo e interativo, com recurso a exercícios práticos. Mediante a avaliação do insight, antes e após as oito sessões, através da escala de insight de Marková & Berrios, verificou-se que no total dos onze utentes que participaram no programa, três apresentaram um aumento nos valores do insight e dois mantiveram. Os restantes seis desceram ligeiramente a pontuação, podendo este fenómeno estar associado ao facto de a escala ser de autopreenchimento e algumas perguntas poderem ser ambíguas. Em conclusão, verificou-se que o treino metacognitivo obteve melhores resultados nos utentes em contexto de internamento. |
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Treino metacognitivo :intervenção de enfermagem com a pessoa com doença mentalEnfermagem psiquiátricaTranstornos mentaisEsquizofreniaMetacogniçãoA esquizofrenia tem sido tradicionalmente tratada com terapêutica farmacológica, no entanto, têm vindo a surgir novas abordagens complementares, que se mostram eficazes na redução e melhoria de alguma sintomatologia, como é o caso do treino metacognitivo, cujo target é a diminuição da atividade delirante e melhoria do insight. Os objetivos de estágio foram: identificar os problemas da pessoa com doença mental em contexto de internamento e comunitário; realizar intervenções especializadas de enfermagem, nomeadamente implementar o treino metacognitivo; demonstrar um elevado nível de autoconhecimento e tomada de consciência enquanto pessoa e profissional, nos contextos de estágio. O estágio decorreu entre Novembro de 2020 e Abril de 2021, em contexto de internamento e comunitário. A metodologia passou por implementar o treino metacognitivo, segundo os autores Moritz & Woodward. Este programa comportou oito sessões de cerca de 45 minutos, com a frequência de uma a duas vezes por semana. Participaram em cada sessão seis utentes no contexto de internamento e cinco em contexto comunitário. O método foi expositivo e interativo, com recurso a exercícios práticos. Mediante a avaliação do insight, antes e após as oito sessões, através da escala de insight de Marková & Berrios, verificou-se que no total dos onze utentes que participaram no programa, três apresentaram um aumento nos valores do insight e dois mantiveram. Os restantes seis desceram ligeiramente a pontuação, podendo este fenómeno estar associado ao facto de a escala ser de autopreenchimento e algumas perguntas poderem ser ambíguas. Em conclusão, verificou-se que o treino metacognitivo obteve melhores resultados nos utentes em contexto de internamento.Silva, Maria Isabel Costa eRepositório ComumSantareno, Sara Sofia Silva2023-02-15T13:10:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43841TID:203094239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-16T07:15:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:40.300121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A esquizofrenia tem sido tradicionalmente tratada com terapêutica farmacológica, no entanto, têm vindo a surgir novas abordagens complementares, que se mostram eficazes na redução e melhoria de alguma sintomatologia, como é o caso do treino metacognitivo, cujo target é a diminuição da atividade delirante e melhoria do insight. Os objetivos de estágio foram: identificar os problemas da pessoa com doença mental em contexto de internamento e comunitário; realizar intervenções especializadas de enfermagem, nomeadamente implementar o treino metacognitivo; demonstrar um elevado nível de autoconhecimento e tomada de consciência enquanto pessoa e profissional, nos contextos de estágio. O estágio decorreu entre Novembro de 2020 e Abril de 2021, em contexto de internamento e comunitário. A metodologia passou por implementar o treino metacognitivo, segundo os autores Moritz & Woodward. Este programa comportou oito sessões de cerca de 45 minutos, com a frequência de uma a duas vezes por semana. Participaram em cada sessão seis utentes no contexto de internamento e cinco em contexto comunitário. O método foi expositivo e interativo, com recurso a exercícios práticos. Mediante a avaliação do insight, antes e após as oito sessões, através da escala de insight de Marková & Berrios, verificou-se que no total dos onze utentes que participaram no programa, três apresentaram um aumento nos valores do insight e dois mantiveram. Os restantes seis desceram ligeiramente a pontuação, podendo este fenómeno estar associado ao facto de a escala ser de autopreenchimento e algumas perguntas poderem ser ambíguas. Em conclusão, verificou-se que o treino metacognitivo obteve melhores resultados nos utentes em contexto de internamento. |
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