Desenvolvimento normalizado de processos logísticos de novos produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Raquel Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28461
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Desenvolvimento normalizado de processos logísticos de novos produtosDesenvolvimento de novos produtosGestão da cadeia de abastecimentoTipologia da cadeia de abastecimentoNew products developmentSupply chain managementSupply chain models658.7Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialO nível crescente de exigência dos mercados obriga as empresas a procurarem inovar quer nos seus processos quer nos produtos que desenvolvem. Assim, as organizações devem estar preparadas para acompanhar um aumento crescente da dinâmica dos mercados, com processos, técnicas e metodologias de trabalho adaptadas aos novos produtos, conseguindo, desta forma, responder com rapidez e qualidade, às exigências e expectativas dos seus clientes. A introdução de novos produtos numa empresa leva à necessidade de definir todos os processos associados à sua criação, desenvolvimento e introdução no mercado. Este projeto surge na empresa da indústria automóvel Bosch Car Multimedia S.A., com o objetivo de definir uma metodologia que garanta a correta definição dos processos associados à cadeia de abastecimento de novos produtos como, por exemplo, a gestão das encomendas dos clientes, o modelo de abastecimento dos fornecedores, a definição de embalagens, a seleção dos termos de expedição (incoterms), entre outros. Neste contexto, foi desenvolvido um modelo conceptual que identifica todas as fases de desenvolvimento de um novo produto e define, claramente, todo o conjunto de atividades a desenvolver, incluindo todo o fluxo de informação de suporte e o modo como essa informação deve ser organizada de modo a eliminar erros e indefinições. A utilização do modelo conceptual permitiu realizar uma análise crítica dos processos existentes e fazer um levantamento dos problemas detetados em cada fase, que impedem o sucesso do desenvolvimento de um novo produto. Os problemas identificados baseiam-se essencialmente na falta de integração com os clientes, com os fornecedores e entre as diferentes secções e departamentos da empresa. Finalmente, com base nos problemas identificados, foi possível apresentar um conjunto de propostas de melhoria que devem ser implementadas, no sentido de obter um conjunto de processos logísticos normalizados, garantindo o desenvolvimento eficiente e eficaz de um novo produto.The increasing level of demand from markets forces companies to look for innovation of their processes and products they develop. Therefore, organizations must be prepared to follow an increasing of market dynamics with processes, techniques and work methods adapted to new products, answering quickly and with high quality the demands and expectations of their customers. The introduction of new products in a company leads to the need to define all processes associated with its creation, development and marketing. This project comes in a company of automotive industry Bosch Car Multimedia SA, aiming to define a methodology to ensure the correct definition of the processes associated with the new product supply chain, for example, the management of customer orders, the supply model of suppliers, the definition of packaging, selection of shipping terms (incoterms), among others. In this context, it was created a conceptual model that identifies all stages of developing a new product and clearly defines the entire set of activities, including the entire flow of support information and how this information was developed to be organized in order to eliminate errors and uncertainties. The use of the conceptual model allowed a critical analysis of the existing processes and identifying the problems detected in each phase, which can lead to failure of a new product development process. The problems identified are mainly based on the lack of integration with customers, with suppliers, and internally between the different sections and departments. Finally, based on the problems identified it was possible to present a set of proposals for improvement that should be implemented in order to obtain a set of standard logistics processes that ensure the efficient and effective new product development.Carvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoMorais, Ana Raquel Machado20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28461por201188457info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:52.404094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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