505 dias de hype pandémico : a digitalização e mediatização da dança contemporânea/ performance, em Portugal, durante a pandemia de covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38829 |
Resumo: | O presente documento descreve, articula e sistematiza um processo investigativo dedicado às problemáticas e implicações inerentes à digitalização e mediatização das artes performativas, com enfoque na dança contemporânea/performance, no contexto pandémico e pós-pandémico associado ao SARS-COV-2 em Portugal. Após o decreto de encerramento de todos os espaços de apresentação de espetáculos a 12 de março 2020, companhias, artistas e entidades culturais iniciaram uma partilha e difusão de conteúdos sem precedentes. O processo que se iniciou com a distribuição de obras, maioritariamente em formato vídeo, através de redes sociais e plataformas online, complexificou-se de forma não linear, passando por diversas transmutações ao longo dos dois confinamentos que pautaram os anos 2020 e 2021. Partimos de uma contextualização histórica e estudo da relação da dança com o vídeo e os seus diferentes modelos de relação — registo, vídeo-dança e hibridismo — recorrendo a exemplos de obras de artistas como Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham e Anne Teresa de Keersmaeker. Esta dissertação visa explorar o papel dos instrumentos e recursos digitais enquanto substitutos e/ou complementos do “palco” histórico, durante a pandemia de COVID-19, fazendo uma análise detalhada das estratégias adotadas a nível nacional, e questionando a sua eficácia de difusão assim como a sua continuidade no período pós-pandémico. |
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505 dias de hype pandémico : a digitalização e mediatização da dança contemporânea/ performance, em Portugal, durante a pandemia de covid-19Dança contemporâneaVídeo-dançaDigitalizaçãoPandemia COVID-19MediatizaçãoContemporary dancePerformanceVideo-danceDigitalizationCOVID-19 pandemicMediatizationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente documento descreve, articula e sistematiza um processo investigativo dedicado às problemáticas e implicações inerentes à digitalização e mediatização das artes performativas, com enfoque na dança contemporânea/performance, no contexto pandémico e pós-pandémico associado ao SARS-COV-2 em Portugal. Após o decreto de encerramento de todos os espaços de apresentação de espetáculos a 12 de março 2020, companhias, artistas e entidades culturais iniciaram uma partilha e difusão de conteúdos sem precedentes. O processo que se iniciou com a distribuição de obras, maioritariamente em formato vídeo, através de redes sociais e plataformas online, complexificou-se de forma não linear, passando por diversas transmutações ao longo dos dois confinamentos que pautaram os anos 2020 e 2021. Partimos de uma contextualização histórica e estudo da relação da dança com o vídeo e os seus diferentes modelos de relação — registo, vídeo-dança e hibridismo — recorrendo a exemplos de obras de artistas como Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham e Anne Teresa de Keersmaeker. Esta dissertação visa explorar o papel dos instrumentos e recursos digitais enquanto substitutos e/ou complementos do “palco” histórico, durante a pandemia de COVID-19, fazendo uma análise detalhada das estratégias adotadas a nível nacional, e questionando a sua eficácia de difusão assim como a sua continuidade no período pós-pandémico.The present document describes, articulates, and systematizes a research process concerned with the issues and implications of the digitization and mediatization of performing arts, focusing on contemporary dance/performance, within the pandemic and post-pandemic scenarios prompted by the SARS-COV-2 in the Portuguese context. After the decree to close all venues on March 12, 2020, numerous companies, artists, and cultural entities began an unprecedented sharing and dissemination campaign of programmatic content. A process that began with the distribution of works, mostly in video format, through social networks and online platforms, became more complex in a non-linear way, going through various transmutations throughout the two confinements that defined the years 2020 and 2021. We start from a historical context and study of the relationship between dance and video and its different models of interaction — record, video-dance and hybridism — using examples of works by artists such as Loïe Fuller, Maya Deren, Merce Cunningham and Anne Teresa de Keersmaeker. In this sense, the present dissertation explores the role of digital instruments and resources as either substitutes and/or complements to the historical “stage”, making a detailed analysis of the strategies adopted at a national level, and questioning their diffusion effectiveness as well as their continuity in the post-pandemic period.Castro, Laura Lucinda OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Leonor de Nápoles Tudela e Pereira2022-09-12T10:47:55Z2022-06-232022-032022-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38829TID:203058860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:43.188698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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