Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38264
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_dd181dc3688d58189d96590f3436c2ea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidadeHumanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioInserido no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, este relatório apresenta a experiência desenvolvida durante o estágio pedagógico supervisionado. Realizado na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, no ano letivo de 2013/2014, este estágio comportou as etapas de planificação, lecionação e avaliação de aulas, procedimentos constituintes do exercício da prática docente. O trabalho “Os Esquemas-Síntese na Lecionação de Filosofia: A sua Pertinência e Aplicabilidade” visa espelhar as etapas acima referidas, como também a componente investigativa que este estágio despoletou. O tema eleito para investigação apontou para a averiguação do papel dos esquemas-síntese na lecionação de filosofia. Pensados dentro de uma dinâmica de articulação com textos filosóficos, os esquemas sintetizadores foram trabalhados para auxiliar os alunos na compreensão dos assuntos estudados. O grau de ajuda que o processo de síntese proporcionou foi inquirido junto dos estudantes, constando também no corpo deste relatório. Este tema foi alimentado pela confiança de que a construção de esquemas-síntese assume-se como um empreendimento de grande valia. A posse de elementos simples deve levar a uma reconstituição do complexo, ordenando os pensamentos por ordem. Assim, a síntese mostra-se capaz de partir daquilo que é mais elementar para, progressivamente, permitir a compreensão do que é mais árduo.Included in the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary Education, the present training report emerges from the experience developed during the teaching period supervised. Held in Escola Secundária de Maximinos, in Braga, in the 2013/2014 school year, the professional training in Philosophy Teaching followed the steps of planning, teaching and evaluating classes, which constitutes the main procedures for the practice of teaching. The theme "Conceptual Schemes in Philosophy Teaching: Its Relevance and Applicability" aims to follow the steps above, as well as the investigative component that triggered this stage. The theme chosen for analysis pointed to the research of the conceptual schemes role in Philosophy Teaching. Thought within a dynamic connection with philosophical texts, synthesizers schemes were worked in to assist students in deep understanding the topics studied. The degree of help that the students felt was accomplished, was measured through a survey, and the results of it included in this report. The importance of the theme in analysis was supported by the belief that organizing information through synthesizers schemes has added value in the learning process. Starting from simple contents, it becomes feasible lead to a reconstruction of the complex, ordering thoughts step by step. Thus, the synthesis has proven facilitates the learning process from what is most basic to what is progressively complex, allowing understanding what is harder.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoAzevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38264por201514338info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:49.384707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
title Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
spellingShingle Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
title_full Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
title_fullStr Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
title_full_unstemmed Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
title_sort Os esquemas-síntese na lecionação de filosofia: a sua pertinência e aplicabilidade
author Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
author_facet Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Custódia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Miguel Artur Vidal Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38264
url http://hdl.handle.net/1822/38264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132686620557312