Ensaio Experimental de métodos para simulação da camada limite atmosférica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/94791 |
Resumo: | A ação do vento sobre estruturas é influenciada pelos perfis de velocidades e de turbulência sobre elas incidentes, que caracterizam a Camada Limite Atmosférica (CLA). Neste trabalho apresentam-se métodos experimentais se simulação de CLA e exemplifica-se a sua utilização para a determinação da ação do vento sobre edifícios. Neste trabalho experimental, foi realizada a simulação da CLA no túnel de vento do depar-tamento de Fluidos e Termodinâmica da FCT-UNL. Utilizando elementos passivos para criar rugosidade aerodinâmica, onde foi possível simular o perfil de velocidades médias correspon-dente a um terreno urbano bem como a um terreno suburbano, obtendo-se resultados bastante satisfatórios. Os resultados da medição dos coeficientes de pressão num modelo cúbico sujeito ao perfil de velocidades simulado corresponderam ao esperado na face frontal do modelo, enquanto os Cps obtidos na face a tardoz não foram exatamente os esperados, obtendo-se coeficientes po-sitivos em vez de negativos. |
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Ensaio Experimental de métodos para simulação da camada limite atmosféricaAção do Vento em edifíciosCamada Limite Atmosféricatúnel de VentoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaA ação do vento sobre estruturas é influenciada pelos perfis de velocidades e de turbulência sobre elas incidentes, que caracterizam a Camada Limite Atmosférica (CLA). Neste trabalho apresentam-se métodos experimentais se simulação de CLA e exemplifica-se a sua utilização para a determinação da ação do vento sobre edifícios. Neste trabalho experimental, foi realizada a simulação da CLA no túnel de vento do depar-tamento de Fluidos e Termodinâmica da FCT-UNL. Utilizando elementos passivos para criar rugosidade aerodinâmica, onde foi possível simular o perfil de velocidades médias correspon-dente a um terreno urbano bem como a um terreno suburbano, obtendo-se resultados bastante satisfatórios. Os resultados da medição dos coeficientes de pressão num modelo cúbico sujeito ao perfil de velocidades simulado corresponderam ao esperado na face frontal do modelo, enquanto os Cps obtidos na face a tardoz não foram exatamente os esperados, obtendo-se coeficientes po-sitivos em vez de negativos.Vieira, DianaRUNVieira, Tiago da Conceição2020-03-23T14:28:10Z2020-0120202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:44Zoai:run.unl.pt:10362/94791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:05.731153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A ação do vento sobre estruturas é influenciada pelos perfis de velocidades e de turbulência sobre elas incidentes, que caracterizam a Camada Limite Atmosférica (CLA). Neste trabalho apresentam-se métodos experimentais se simulação de CLA e exemplifica-se a sua utilização para a determinação da ação do vento sobre edifícios. Neste trabalho experimental, foi realizada a simulação da CLA no túnel de vento do depar-tamento de Fluidos e Termodinâmica da FCT-UNL. Utilizando elementos passivos para criar rugosidade aerodinâmica, onde foi possível simular o perfil de velocidades médias correspon-dente a um terreno urbano bem como a um terreno suburbano, obtendo-se resultados bastante satisfatórios. Os resultados da medição dos coeficientes de pressão num modelo cúbico sujeito ao perfil de velocidades simulado corresponderam ao esperado na face frontal do modelo, enquanto os Cps obtidos na face a tardoz não foram exatamente os esperados, obtendo-se coeficientes po-sitivos em vez de negativos. |
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