Jornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Alexandra Segarra Aires de Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15615
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
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spelling Jornalismo de moda: limites entre informação e publicidade nas revistas ELLE e VOGUEJornalismoPublicidadeRevistas de modaValores notíciaJornalismo de modaJournalismAdvertisementFashion magazinesNews valueFashion journalismDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.A diluição de fronteiras entre a publicidade e o jornalismo tem-se revelado uma tendência crescente nas publicações da atualidade. Nas revistas de moda, repletas de anúncios a cosméticos, roupas e outros produtores, esta realidade ainda parece ser mais evidente, com a ideia implícita de influenciar o desejo dos leitores e incentivar o consumo. Movidos pelo sentido de lucro, os média rendem-se aos ditames comerciais da publicidade e esquecem-se do compromisso com o rigor de neutralidade jornalística. Muitas vezes, procuram vender, mais do que informar. A mudança dos suportes físicos para o digital, a evolução das revistas de moda e os novos meios de comunicação permitem à publicidade aproximar-se do jornalismo, numa espécie de simbiose. A presente dissertação investiga o processo de decisão editorial e a natureza narrativa das revistas de moda, com o intuito de identificar quais as zonas de fronteira entre o jornalismo e a publicidade, a informação e a propaganda. O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira corresponde ao estado da arte, sustentado por uma revisão da literatura, em que é também apresentada a contextualização histórica das revistas de moda, as questões ligadas ao código deontológico do jornalista e a junção da publicidade com o jornalismo; a segunda parte baseia se na análise e interpretação dos resultados da investigação desenvolvida com aplicação de metodologias quantitativas e qualitativas para responder à pergunta de partida: Qual é o peso da publicidade em duas das principais revistas de moda nacionais, averiguando se tem vindo a aumentar ou, pelo contrário, a estagnar. Para desenvolver a presente dissertação serão consideradas duas revistas de moda com evidente expressão no panorama das publicações deste setor em Portugal: Vogue e a Elle. Proceder-se á a uma análise comparativa entre quatro anos distintos: 1995, 2005, 2015, 2020, analisando quatro edições de cada ano: março, junho, outubro e dezembro. Para realizar este estudo, é importante ter como referência alguns indicadores quantitativos, nomeadamente as páginas reservadas à publicidade. Qual a expressão da publicidade nas revistas de moda? Será que os textos continuam a ser meramente informativos, ou se concede primazia à publicidade?ABSTRACT: Nowadays the blurring of boundaries between journalism and advertisement has proved to be a growing trend in current publications. In fashion magazines, full of clothes and cosmetic ads, this reality seems to be even more evident, with the implicit idea of influencing the readers desire and encouraging consumption. Driven by profit, the media surrender to the commercial dictates of advertising and forget about the commitment of journalistic neutrality. The shift from physical to on-line content, the evolution of fashion magazines and the new media allow advertisement to get closer to journalism, in a kind of symbiosis. The present dissertation investigates the process of editorial decision-making process and the narrative nature of fashion magazines, realizing the border zones between journalism and advertising, information and ads. This paper was divided in two sections: the first one being the state of art, supported by a literature review where is explored the beginning of fashion magazines, deontological codes of the professionals, advertisement and its union with journalism; the second part is based in an investigation about the topic. In a way to develop this thesis, two magazines with evident expression in the panorama of publications in this sector in Portugal will be considered: Vogue and Elle. A comparative analyses will be carried out between four different years: 1995, 2005, 2015, 2020, analyzing four different editions of each year: March, June, October and December. The main purpose is to understand the weight of advertisement in each year, to find out whether its been increasing of, on the contrary, stagnating. In order to carry this analysis, is important to have some quantitative indicators as a reference, namely the pages reserved to ads. What it the expression of advertisement in fashion magazines? Will the texts continue to be merely informative, or is publicity given primacy?Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCardoso, Fátima LopesRCIPLPires, Alexandra Segarra Aires de Miranda2023-02-15T17:43:35Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15615TID:203212339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:15.444703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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