ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2586 |
Resumo: | Atualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou |
id |
RCAP_dd1f11da6f7fb5fd5ae287faf481d3fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2586 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENSBYouDesign de InterfaceDesign DigitalParticipação dos JovensJovensAtualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou2023-04-05T14:17:47Z2023-04-052023-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2586http://hdl.handle.net/11110/2586TID:203265351porAlmeida, Nádia Sofia Azenhas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T04:29:10Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:32.195414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
title |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS Almeida, Nádia Sofia Azenhas de BYou Design de Interface Design Digital Participação dos Jovens Jovens |
title_short |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
title_full |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
title_sort |
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS |
author |
Almeida, Nádia Sofia Azenhas de |
author_facet |
Almeida, Nádia Sofia Azenhas de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Nádia Sofia Azenhas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BYou Design de Interface Design Digital Participação dos Jovens Jovens |
topic |
BYou Design de Interface Design Digital Participação dos Jovens Jovens |
description |
Atualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-05T14:17:47Z 2023-04-05 2023-04-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2586 http://hdl.handle.net/11110/2586 TID:203265351 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2586 |
identifier_str_mv |
TID:203265351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131567882240000 |