ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nádia Sofia Azenhas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2586
Resumo: Atualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou
id RCAP_dd1f11da6f7fb5fd5ae287faf481d3fa
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENSBYouDesign de InterfaceDesign DigitalParticipação dos JovensJovensAtualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou2023-04-05T14:17:47Z2023-04-052023-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2586http://hdl.handle.net/11110/2586TID:203265351porAlmeida, Nádia Sofia Azenhas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-06T04:29:10Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:32.195414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
title ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
spellingShingle ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
Almeida, Nádia Sofia Azenhas de
BYou
Design de Interface
Design Digital
Participação dos Jovens
Jovens
title_short ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
title_full ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
title_fullStr ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
title_sort ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE DESIGN DIGITAL INTERATIVO E PARTICIPATIVO: UM ESTUDO DE WEBSITES PARA JOVENS
author Almeida, Nádia Sofia Azenhas de
author_facet Almeida, Nádia Sofia Azenhas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nádia Sofia Azenhas de
dc.subject.por.fl_str_mv BYou
Design de Interface
Design Digital
Participação dos Jovens
Jovens
topic BYou
Design de Interface
Design Digital
Participação dos Jovens
Jovens
description Atualmente, os media digitais e a tecnologia estão indissociáveis do quotidiano dos jovens. Esta geração desenvolveu novas formas de sociabilidade, receção e partilha de informação, pelo que as interfaces se tornam num elo de ligação com os jovens. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sobre estratégias e ferramentas relacionadas com o design de interfaces, com o objetivo de estimular e incentivar as crianças e os jovens à participação crítica nos media digitais. Este trabalho desenvolveu-se no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das experiências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT, que pretende ouvir e dar voz às crianças e jovens portugueses, dos 11 aos 18 anos, através de um mural de expressão que incentive a sua participação. Para esta pesquisa, o estudo centrou-se na análise de três websites, nomeadamente o seu design de interface e usabilidade, a saber: Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura para compreender os adolescentes; o seu envolvimento nos media digitais; a situação atual portuguesa sobre a envolvência dos jovens com os media digitais, assim como a sua participação digital e os princípios do design digital direcionado aos jovens. Com o objetivo de avaliar os três websites, realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos responsáveis desses websites. Com base na informação recolhida nessas entrevistas, definiu-se o público-alvo, crianças e jovens; desenvolveu-se um teste-piloto para avaliar os respetivos websites em análise; realizaram-se os respetivos testes junto do público-alvo; e, por fim, procedeu-se à respetiva análise de resultados. Perante os resultados obtidos neste estudo é apresentado, no final do presente documento, um conjunto de recomendações de Design para os websites Biggs, Jornalíssimo e Visão Júnior; e para o desenho da plataforma online “Mural de Expressões” que será desenvolvida no âmbito do projeto bYou
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05T14:17:47Z
2023-04-05
2023-04-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2586
http://hdl.handle.net/11110/2586
TID:203265351
url http://hdl.handle.net/11110/2586
identifier_str_mv TID:203265351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131567882240000