Comunicação no processo eleitoral brasileiro Informação em tempo de campanha e influência das reformas legislativas (2002-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barela, Talita Dassoler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29051
Resumo: Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência Política.
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spelling Comunicação no processo eleitoral brasileiro Informação em tempo de campanha e influência das reformas legislativas (2002-2018)Communication in the Brazilian electoral process Information during campaign time and the influence of legislative reforms (2002-2018)campanha eleitoral;HGPE;regras de campanha;aquisição de informação;votantes brasileiros;electoral campaign;campaign rules;information acquisition;Brazilian voters.Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciência Política.Esta dissertação investiga a influência das alterações no formato das campanhas eleitorais brasileiras, resultantes das reformas legislativas implementadas na Lei Eleitoral (LE) entre 2006 e 2017, na aquisição de informação político-eleitoral pelos votantes. As campanhas eleitorais consistem em processos de comunicação política que têm o potencial de informar os votantes e, assim, contribuir para uma cidadania mais informada, engajada e participativa. O quadro legal que regulamenta a campanha eleitoral condiciona a sua configuração e influencia a sua capacidade de informar os votantes. Com foco nas eleições gerais brasileiras realizadas entre 2002 e 2018, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, pautada pelo método dedutivo e com desenho longitudinal. Foram analisados dados empíricos dos inquéritos conduzidos pelo Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) e pelo Datafolha Instituto de Pesquisas entre 2002 e 2018. Os resultados mostraram que os níveis de informação político-eleitoral dos votantes diminuíram nos anos de 2010, 2014 e 2018, em comparação com 2002. Além disso, os resultados demonstraram que a audiência do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) decresceu em 2006, 2010 e 2014, em contraste com 2002, aumentando em 2018 a patamares maiores dos que os registados para 2002. As descobertas destacam a influência negativa das mudanças no formato da campanha na aquisição de informações político-eleitorais, o que pode ter implicações importantes no processo democrático e na tomada de decisões informadas pelos votantes.This dissertation investigates the influence of changes in the format of Brazilian electoral campaigns, resulting from the legislative reforms implemented in the Electoral Law (LE) between 2006 and 2017, on the acquisition of political-electoral information by voters. Electoral campaigns consist of political communication processes that have the potential to inform voters and thereby contribute to a more informed, engaged and participatory citizenship. The legal framework that regulates the electoral campaign conditions its configuration and influences its opportunity to inform voters. Focusing on the Brazilian general elections held between 2002 and 2018, we conducted a quantitative research, based on the deductive method and with a longitudinal design. We analysed empirical data from surveys conducted by the Brazilian Electoral Study (ESEB) and Datafolha Institute of Research between 2002 and 2018. The results showed that voters' levels of political-electoral information decreased in the years 2010, 2014 and 2018, compared to 2002. In addition, the results demonstrated that the audience of the “Prime Time Electoral Propaganda” (HGPE) decreased in 2006, 2010 and 2014, compared to 2002, increasing in 2018 to higher levels than those recorded for 2002. The findings highlight the negative impact of changes in the campaign format on the acquisition of political-electoral information, which may have significant implications for the democratic process and the making of informed decisions by voters.Paula Maria Ferreira Do Espírito SantoRepositório da Universidade de LisboaBarela, Talita Dassoler2023-10-16T10:34:31Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29051TID:203367057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:30:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:19.956854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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