Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212 |
Resumo: | This paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables. |
id |
RCAP_dd4040b91d55e3bb8ce159029f0d0687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolarThis paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables.Este texto situa a problemática da educação para a cidadania em contexto escolar a partir de um olhar psicológico, procurando compreender as bases psicológicas e desenvolvimentais indispensáveis à formação de cidadãos. Sugerem-se as dimensões que essa formação poderá adquirir - promoção do contacto entre a escola e o meio envolvente; desenvolvimento de competências de cidadania; valorização da participação activa na comunidade - e avançam-se algumas metodologias adequadas para a concretização dessa formação. Defende-se, finalmente, que uma autêntica e completa educação neste domínio dê uma atenção especial a variáveis relativas às motivações e aos afectos e não apenas a variáveis de tipo cognitivo.Universidade Católica Portuguesa2004-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 5-232182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2004.n3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212/3111Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonsecahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, António Manuel2022-05-24T16:54:40Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:47.947329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
title |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
spellingShingle |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar Fonseca, António Manuel |
title_short |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
title_full |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
title_fullStr |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
title_sort |
Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar |
author |
Fonseca, António Manuel |
author_facet |
Fonseca, António Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, António Manuel |
description |
This paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212/3111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonseca http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonseca http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 5-23 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2004.n3 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850755153921 |