Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, António Manuel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212
Resumo: This paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables.
id RCAP_dd4040b91d55e3bb8ce159029f0d0687
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolarThis paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables.Este texto situa a problemática da educação para a cidadania em contexto escolar a partir de um olhar psicológico, procurando compreender as bases psicológicas e desenvolvimentais indispensáveis à formação de cidadãos. Sugerem-se as dimensões que essa formação poderá adquirir - promoção do contacto entre a escola e o meio envolvente; desenvolvimento de competências de cidadania; valorização da participação activa na comunidade - e avançam-se algumas metodologias adequadas para a concretização dessa formação. Defende-se, finalmente, que uma autêntica e completa educação neste domínio dê uma atenção especial a variáveis relativas às motivações e aos afectos e não apenas a variáveis de tipo cognitivo.Universidade Católica Portuguesa2004-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 5-232182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2004.n3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212/3111Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonsecahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, António Manuel2022-05-24T16:54:40Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:47.947329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
title Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
spellingShingle Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
Fonseca, António Manuel
title_short Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
title_full Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
title_fullStr Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
title_full_unstemmed Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
title_sort Bases psicológicas e desenvolvimentais da educação para a cidadania em contexto escolar
author Fonseca, António Manuel
author_facet Fonseca, António Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, António Manuel
description This paper deais with the issue of education for citizenship in school settings from a psychological and developmental standpoint, looking forward for the conditions that sustain and promote the education of citizens. We suggest three dimensions of such education - more contact between schools and local contexts, further development of citizenship skills, increase of participation in community life - and we also propose some methodological contributions for the implementation of citizenship education. A complete educational work in this area must finally give a special attention to variables linked to motivations and emotions and not only to cognitive variables.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2004.3212
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3212/3111
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2004 António Manuel Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 3 (2004); 5-23
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2004.n3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850755153921