O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andrezza Porto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3065
Resumo: No período da adolescência, ocorre o desenvolvimento da pessoa através de intensas transformações corporais e psicológicas. Nessa fase o indivíduo experimenta os melhores índices de saúde e vitalidade que lhe permitirão realizar suas tarefas na idade adulta. Mas é um período de risco para a saúde oral. No entanto, sabe-se que as doenças orais prevalentes tem medidas de autocuidado e proteção específica. Os adolescentes mostram pouco conhecimento sobre doenças orais mais comuns, de modo que a sua saúde oral afeta a sua qualidade de vida. Para planear e realizar atividades de promoção da saúde oral e modificar comportamentos de risco, é importante saber qual é o conhecimento existente, atitudes e práticas deste grupo. O conhecimento considera a base para poder determinar atitudes, práticas e comportamentos futuros que o adolescente adquire diariamente tendo a educação de saúde oral um impacto positivo no conhecimento. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o impacto da literacia em saúde oral dos adolescentes sobre a saúde desta população Metodologia: Revisão literária através de 28 artigos em inglês entre os anos de 2000 e 2018. Na revisão histórica foi necessária a utilização de literatura além dos anos citados. Discussão: Embora os adolescentes atualmente tenham saúde aceitável, identificados com a baixa procura de consultas médicas e odontológicas, há necessidades em saúde oral nessa população, mostrando que nesta fase de mudanças, as quais os adolescentes passam, são o alvo perfeito para desencadear hábitos inadequados e doenças. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, a adolescência representa um setor da população em que há risco de sofrer problemas orais que podem ser evitados por meio de práticas de autocuidado e medidas de proteção específicas. O que precede, refere que as estratégias e políticas promovidas na literacia oral têm sido suficientes e reforçam os benefícios que representam para a manutenção da saúde, proporcionando ao adolescente os conhecimentos necessários para o autocuidado e para fortalecer a cultura de prevenção.
id RCAP_dd426ec853b8ffa19d969bfd4fda951f
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da LiteraturaAlfabetização em SaúdeComportamento do AdolescenteSaúde OralAdolescenteNo período da adolescência, ocorre o desenvolvimento da pessoa através de intensas transformações corporais e psicológicas. Nessa fase o indivíduo experimenta os melhores índices de saúde e vitalidade que lhe permitirão realizar suas tarefas na idade adulta. Mas é um período de risco para a saúde oral. No entanto, sabe-se que as doenças orais prevalentes tem medidas de autocuidado e proteção específica. Os adolescentes mostram pouco conhecimento sobre doenças orais mais comuns, de modo que a sua saúde oral afeta a sua qualidade de vida. Para planear e realizar atividades de promoção da saúde oral e modificar comportamentos de risco, é importante saber qual é o conhecimento existente, atitudes e práticas deste grupo. O conhecimento considera a base para poder determinar atitudes, práticas e comportamentos futuros que o adolescente adquire diariamente tendo a educação de saúde oral um impacto positivo no conhecimento. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o impacto da literacia em saúde oral dos adolescentes sobre a saúde desta população Metodologia: Revisão literária através de 28 artigos em inglês entre os anos de 2000 e 2018. Na revisão histórica foi necessária a utilização de literatura além dos anos citados. Discussão: Embora os adolescentes atualmente tenham saúde aceitável, identificados com a baixa procura de consultas médicas e odontológicas, há necessidades em saúde oral nessa população, mostrando que nesta fase de mudanças, as quais os adolescentes passam, são o alvo perfeito para desencadear hábitos inadequados e doenças. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, a adolescência representa um setor da população em que há risco de sofrer problemas orais que podem ser evitados por meio de práticas de autocuidado e medidas de proteção específicas. O que precede, refere que as estratégias e políticas promovidas na literacia oral têm sido suficientes e reforçam os benefícios que representam para a manutenção da saúde, proporcionando ao adolescente os conhecimentos necessários para o autocuidado e para fortalecer a cultura de prevenção.2019-05-17T09:47:03Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3065TID:202245772porSouza, Andrezza Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:03:19Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:23.311676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
title O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
spellingShingle O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
Souza, Andrezza Porto
Alfabetização em Saúde
Comportamento do Adolescente
Saúde Oral
Adolescente
title_short O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
title_full O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
title_fullStr O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
title_full_unstemmed O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
title_sort O Papel da Literacia na Saúde Oral do Adolescente: Uma revisão da Literatura
author Souza, Andrezza Porto
author_facet Souza, Andrezza Porto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andrezza Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização em Saúde
Comportamento do Adolescente
Saúde Oral
Adolescente
topic Alfabetização em Saúde
Comportamento do Adolescente
Saúde Oral
Adolescente
description No período da adolescência, ocorre o desenvolvimento da pessoa através de intensas transformações corporais e psicológicas. Nessa fase o indivíduo experimenta os melhores índices de saúde e vitalidade que lhe permitirão realizar suas tarefas na idade adulta. Mas é um período de risco para a saúde oral. No entanto, sabe-se que as doenças orais prevalentes tem medidas de autocuidado e proteção específica. Os adolescentes mostram pouco conhecimento sobre doenças orais mais comuns, de modo que a sua saúde oral afeta a sua qualidade de vida. Para planear e realizar atividades de promoção da saúde oral e modificar comportamentos de risco, é importante saber qual é o conhecimento existente, atitudes e práticas deste grupo. O conhecimento considera a base para poder determinar atitudes, práticas e comportamentos futuros que o adolescente adquire diariamente tendo a educação de saúde oral um impacto positivo no conhecimento. Objetivos: Realizar uma revisão narrativa sobre o impacto da literacia em saúde oral dos adolescentes sobre a saúde desta população Metodologia: Revisão literária através de 28 artigos em inglês entre os anos de 2000 e 2018. Na revisão histórica foi necessária a utilização de literatura além dos anos citados. Discussão: Embora os adolescentes atualmente tenham saúde aceitável, identificados com a baixa procura de consultas médicas e odontológicas, há necessidades em saúde oral nessa população, mostrando que nesta fase de mudanças, as quais os adolescentes passam, são o alvo perfeito para desencadear hábitos inadequados e doenças. Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, a adolescência representa um setor da população em que há risco de sofrer problemas orais que podem ser evitados por meio de práticas de autocuidado e medidas de proteção específicas. O que precede, refere que as estratégias e políticas promovidas na literacia oral têm sido suficientes e reforçam os benefícios que representam para a manutenção da saúde, proporcionando ao adolescente os conhecimentos necessários para o autocuidado e para fortalecer a cultura de prevenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-17T09:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3065
TID:202245772
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3065
identifier_str_mv TID:202245772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131654938165248