A (des)construção do ensino da religião e moral na escola pública : enquadramento legislativo (1910-2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ricardo Manuel Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6244
Resumo: Este trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão da problemática da (des)construção do ensino da Religião e Moral na escola pública entre 1910 e 2004. Neste sentido, a análise documental privilegiou como fontes principais os diplomas legais considerados significativos e estruturantes, promulgados pelos diferentes governos provisórios e constitucionais. O estudo das obras dos autores de referência, protagonistas de um processo da supressão da disciplina de Religião e Moral no sistema educativo da 1.ª República, tais como Adolfo Coelho, Magalhães Lima e João de Barros, contribuiu para uma melhor compreensão da problemática. Sociólogos e historiadores tais como Rómulo de Carvalho, Rui Grácio, Rogério Fernandes, Luiza Cortesão, Stephen Stoer e António Teodoro, contribuíram para a compreensão das políticas educativas durante o período em estudo. Este estudo da disciplina de Religião e Moral pretende levar-nos para uma reflexão sobre as políticas educativas em Portugal.
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