Santo Agostinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49864 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro, na especialidade de Pintura de Cavalete, no Instituto Politécnico de Tomar. O objetivo deste é o estudo e intervenção realizados numa pintura sobre tela que representa Santo Agostinho. O enquadramento histórico e artístico, a identificação e caracterização dos materiais e técnicas, com o auxílio de exames e análises, permitiram estudar e conhecer melhor a pintura e a autora da obra, Joana do Salitre, uma pintora portuguesa do Século XVIII. Com a observação da obra e estudo dos materiais originais, foi criada a caracterização material e técnica da pintura. Com a informação adquirida e observação, foi realizado o diagnóstico da obra, identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos, que incluíam uma reentelagem e tela de reforço, o acrescento de uma pintura numa área de lacuna, preenchimentos e retoques. A pintura apresentava problemas no suporte têxtil, como lacunas e fragilidade. As camadas preparatória e pictórica apresentavam lacunas de pequena e grande dimensão, verniz envelhecido e sujidade. A metodologia de conservação e restauro seguiu os princípios éticos de Conservação e Restauro e os desejos do proprietário, privilegiando a estabilidade física da obra e, posteriormente, a melhoria da sua leitura |
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Santo Agostinhoestudo e intervenção de uma pintura sobre tela do Séc. XVIIIPintura sobre telaConservação e RestauroJoana do SalitreSanto AgostinhoDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro, na especialidade de Pintura de Cavalete, no Instituto Politécnico de Tomar. O objetivo deste é o estudo e intervenção realizados numa pintura sobre tela que representa Santo Agostinho. O enquadramento histórico e artístico, a identificação e caracterização dos materiais e técnicas, com o auxílio de exames e análises, permitiram estudar e conhecer melhor a pintura e a autora da obra, Joana do Salitre, uma pintora portuguesa do Século XVIII. Com a observação da obra e estudo dos materiais originais, foi criada a caracterização material e técnica da pintura. Com a informação adquirida e observação, foi realizado o diagnóstico da obra, identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos, que incluíam uma reentelagem e tela de reforço, o acrescento de uma pintura numa área de lacuna, preenchimentos e retoques. A pintura apresentava problemas no suporte têxtil, como lacunas e fragilidade. As camadas preparatória e pictórica apresentavam lacunas de pequena e grande dimensão, verniz envelhecido e sujidade. A metodologia de conservação e restauro seguiu os princípios éticos de Conservação e Restauro e os desejos do proprietário, privilegiando a estabilidade física da obra e, posteriormente, a melhoria da sua leituraRego, CarlaRepositório ComumRomão, Carolina Silva2024-02-16T10:09:40Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49864TID:203501721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T19:36:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:49.473653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro, na especialidade de Pintura de Cavalete, no Instituto Politécnico de Tomar. O objetivo deste é o estudo e intervenção realizados numa pintura sobre tela que representa Santo Agostinho. O enquadramento histórico e artístico, a identificação e caracterização dos materiais e técnicas, com o auxílio de exames e análises, permitiram estudar e conhecer melhor a pintura e a autora da obra, Joana do Salitre, uma pintora portuguesa do Século XVIII. Com a observação da obra e estudo dos materiais originais, foi criada a caracterização material e técnica da pintura. Com a informação adquirida e observação, foi realizado o diagnóstico da obra, identificaram-se e caracterizaram-se os restauros antigos, que incluíam uma reentelagem e tela de reforço, o acrescento de uma pintura numa área de lacuna, preenchimentos e retoques. A pintura apresentava problemas no suporte têxtil, como lacunas e fragilidade. As camadas preparatória e pictórica apresentavam lacunas de pequena e grande dimensão, verniz envelhecido e sujidade. A metodologia de conservação e restauro seguiu os princípios éticos de Conservação e Restauro e os desejos do proprietário, privilegiando a estabilidade física da obra e, posteriormente, a melhoria da sua leitura |
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