Os bibliotecários como catalisadores da mudança: o caso do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/635 |
Resumo: | Este trabalho tem por objectivo analisar o papel dos bibliotecários como catalisadores da mudança organizacional no contexto da promoção da política de qualidade e inovação em serviços de informação e conhecimento. A abordagem seguida incidiu na caracterização e interpretação indutiva das dinâmicas de inovação do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento (OQSIC), durante o período de 2001 a 2003, em que tiveram um papel determinante as novas competências profissionais direccionadas para o posicionamento estratégico da profissão e para o valor acrescentado dos processos de melhoria e inovação. A principal questão a que nos propusemos responder foi saber qual o contributo dos bibliotecários para o sucesso desta experiência. Nesse sentido, são analisadas as três dinâmicas de inovação resultantes da actuação do OQSIC: a Qualidade, o modelo de gestão de competências e o referencial de avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas. |
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Os bibliotecários como catalisadores da mudança: o caso do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e ConhecimentoEste trabalho tem por objectivo analisar o papel dos bibliotecários como catalisadores da mudança organizacional no contexto da promoção da política de qualidade e inovação em serviços de informação e conhecimento. A abordagem seguida incidiu na caracterização e interpretação indutiva das dinâmicas de inovação do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento (OQSIC), durante o período de 2001 a 2003, em que tiveram um papel determinante as novas competências profissionais direccionadas para o posicionamento estratégico da profissão e para o valor acrescentado dos processos de melhoria e inovação. A principal questão a que nos propusemos responder foi saber qual o contributo dos bibliotecários para o sucesso desta experiência. Nesse sentido, são analisadas as três dinâmicas de inovação resultantes da actuação do OQSIC: a Qualidade, o modelo de gestão de competências e o referencial de avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2004-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/635Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/635https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/635/pdfOchoa, PaulaPinto, Leonor Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:57Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:55.549115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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