O impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de fast fashion em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Sara Martins dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37517
Resumo: O desenvolvimento da Internet e consequentemente dos Media Digitais acarretou diversas mudanças nas estratégias de marketing, surgindo, com estas, novas abordagens entre as quais se destaca o marketing de influência, bem como os líderes de opinião online, também conhecidos como influenciadores digitais, que, através das suas plataformas e com base nas suas experiências, sugestões e dicas sobre moda são capazes de interferir nos hábitos de compra dos consumidores. A presente dissertação incide sobre a compreensão da relação existente entre influenciadores digitais e a promoção de marcas ou produtos de Fast Fashion, focando-se substancialmente nas estratégias utilizadas pelos influenciadores para a divulgação deste tipo de indústria. A investigação divide-se em duas partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico, sustentado na revisão de literatura e a segunda parte refere-se ao trabalho empírico que consistiu numa análise de conteúdo aos perfis de Instragram e YouTube de três influenciadoras digitais portuguesas consideradas mid-tier, que partilham diariamente conteúdos relacionadas com moda entre outras temáticas. As principais conclusões revelam que as influenciadoras digitais incitam alterações nos hábitos de compra dos seguidores, ao partilharem quer de forma orgânica quer de forma comercial marcas e produtos, nomeadamente os de Fast Fashion, o que demonstra que os influenciadores provocam profundas mudanças na maneira como a moda passou a ser partilhada e consumida.
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