O impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de fast fashion em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37517 |
Resumo: | O desenvolvimento da Internet e consequentemente dos Media Digitais acarretou diversas mudanças nas estratégias de marketing, surgindo, com estas, novas abordagens entre as quais se destaca o marketing de influência, bem como os líderes de opinião online, também conhecidos como influenciadores digitais, que, através das suas plataformas e com base nas suas experiências, sugestões e dicas sobre moda são capazes de interferir nos hábitos de compra dos consumidores. A presente dissertação incide sobre a compreensão da relação existente entre influenciadores digitais e a promoção de marcas ou produtos de Fast Fashion, focando-se substancialmente nas estratégias utilizadas pelos influenciadores para a divulgação deste tipo de indústria. A investigação divide-se em duas partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico, sustentado na revisão de literatura e a segunda parte refere-se ao trabalho empírico que consistiu numa análise de conteúdo aos perfis de Instragram e YouTube de três influenciadoras digitais portuguesas consideradas mid-tier, que partilham diariamente conteúdos relacionadas com moda entre outras temáticas. As principais conclusões revelam que as influenciadoras digitais incitam alterações nos hábitos de compra dos seguidores, ao partilharem quer de forma orgânica quer de forma comercial marcas e produtos, nomeadamente os de Fast Fashion, o que demonstra que os influenciadores provocam profundas mudanças na maneira como a moda passou a ser partilhada e consumida. |
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O impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de fast fashion em PortugalMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisModaFast fashionHábitos de consumoSeguidoresInfluence marketingDigital influencersFashionFast fashionConsumption habitsFollowersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO desenvolvimento da Internet e consequentemente dos Media Digitais acarretou diversas mudanças nas estratégias de marketing, surgindo, com estas, novas abordagens entre as quais se destaca o marketing de influência, bem como os líderes de opinião online, também conhecidos como influenciadores digitais, que, através das suas plataformas e com base nas suas experiências, sugestões e dicas sobre moda são capazes de interferir nos hábitos de compra dos consumidores. A presente dissertação incide sobre a compreensão da relação existente entre influenciadores digitais e a promoção de marcas ou produtos de Fast Fashion, focando-se substancialmente nas estratégias utilizadas pelos influenciadores para a divulgação deste tipo de indústria. A investigação divide-se em duas partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico, sustentado na revisão de literatura e a segunda parte refere-se ao trabalho empírico que consistiu numa análise de conteúdo aos perfis de Instragram e YouTube de três influenciadoras digitais portuguesas consideradas mid-tier, que partilham diariamente conteúdos relacionadas com moda entre outras temáticas. As principais conclusões revelam que as influenciadoras digitais incitam alterações nos hábitos de compra dos seguidores, ao partilharem quer de forma orgânica quer de forma comercial marcas e produtos, nomeadamente os de Fast Fashion, o que demonstra que os influenciadores provocam profundas mudanças na maneira como a moda passou a ser partilhada e consumida.The development of the Internet and, consequently, the Digital Media, has led to several changes in marketing strategies, emerging, with these, new approaches among which stands out the Influence Marketing, as well as Online Opinion Leaders, also known as Digital Influencers, who, through their platforms and based on their experiences, suggestions and tips on fashion are able to interfere in the shopping habits of consumers. This dissertation focuses on understanding the relationship between Digital Influencers and the promotion of Fast Fashion brands or products, focusing substantially on the strategies used by influencers for the dissemination of this type of industry. The investigation is divided into two parts: the first presents the theoretical framework, supported by the literature review and the second refers to the empirical work which consisted of a content analysis of the Profiles of Instagram and YouTube of three Portuguese Digital Influencers considered mid-tier, who share daily content related to fashion among other themes. The main conclusions reveal that Digital Influencers incite changes in the buying habits of followers, by sharing both organically and commercially brands and products, namely Fast Fashion, which demonstrates that influencers cause profound changes in the way fashion is shared and consumed.Ribeiro, Nelson CostaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamalho, Sara Martins dos Santos2022-05-12T09:54:46Z2022-03-172021-112022-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37517TID:202990184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:33.735349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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