Economia circular : um desígnio para as instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8418 |
Resumo: | Nos últimos anos a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável tornaram-se conceitos amplamente conhecidos e utilizados por ativistas, investigadores e decisores políticos. Embora estes conceitos possam ainda ser vistos como questões modernas, eles vieram dar visibilidade a problemas já existentes muito antes do final do século passado. Infelizmente a aplicabilidade destes conceitos não tiveram grande impacto uma vez que os efeitos produzidos pela atividade humana são cada vez mais visíveis no nosso planeta. A deterioração do ambiente global, as alterações climáticas, o consumo e a produção tornaram-se insustentáveis e orientaram à aceleração da transição para uma economia circular. A economia circular não é reciclagem e eficiência energética, mas sim uma transformação profunda das atividades de produção, distribuição e consumo a nível micro, meso e macro. Nesta publicação apresenta-se o conceito de economia circular, as principais estratégias definidas pela comissão europeia e por Portugal para a sua implementação. Dado que envolve uma transformação disruptiva dos conceitos existentes, é necessário o seu entendimento, a integração dos seus princípios nos diferentes sectores da industria e sociedade, e claro a sua avaliação e desempenho. Desta forma, são apresentadas aqui algumas propostas e metodologias de indicadores para a medição da circularidade. Por fim, dado que as Instituições de Ensino Superior se apresentam como vetores essenciais para o desenvolvimento socioeconómico da região onde se situam, é premente não descurar o papel destas instituições nas atividades a implementar na transição para uma economia circular. |
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