O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sónia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3831
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento
id RCAP_dd890e95999294817bb759375cbadb28
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajudaVoluntariadoFormaçãoAtividades de ajudaVolunteeringTrainingAid activitiesDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ação Humanitária, Cooperação e DesenvolvimentoEste trabalho de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento da UFP. Analisando as atividades de ajuda e o voluntariado nos dias de hoje constata-se que a formação (que fornece competências humanas, técnicas e operacionais) constitui um vetor essencial para a aquisição de comportamentos que permitam exercer ação humanitária de uma forma profissional e eficaz. Pretendeu-se analisar em que medida os formandos dos cursos presenciais da Pista Mágica – Escola de Voluntariado, realizados entre 2008 e 2012, aplicaram os conhecimentos adquiridos e qual a sua contribuição ao nível individual, profissional e das atividades de ajuda nas organizações onde estão ou estavam inseridos. Trata-se de um estudo de caso de uma ONGD recente e inovadora. A metodologia utilizada foi essencialmente quantitativa, através da aplicação de inquéritos por questionário. Os resultados demonstram que as formações ministradas foram percecionadas como tendo maior impacte ao nível individual, seguindo-se o das atividades de ajuda e por último o profissional. Ao nível das atividades de ajuda, a aplicação dos conhecimentos adquiridos foi responsável pela criação de 85 novos projetos, o envolvimento de 1.074 novos voluntários e o apoio a mais 2.522 beneficiários.This research was performed under the UFP Master of Humanitarian Action, Cooperation and Development. Analysing aid activities and volunteering these days we found that the training (that provides human, technical and operational skills) is an essential vector for the acquisition of behaviours that allow carry humanitarian action in a professional and effective way. The purpose was to examine the extent to which the participants of classroom courses of Magic Track – Volunteering School (Pista Mágica – Escola de Voluntariado), conducted between 2008 and 2012, applied the knowledge gained and what is its contribution to the following levels: individual, socioprofessional and aid activities at the organizations where they belong or belonged. It is a case study of a recent and innovative Portuguese NGO. The methodology applied was mainly quantitative through the application of questionnaire surveys. The results show that the training provided was perceived as having greater impact at the individual level, followed by aid activities and ultimately professional sphere. In terms of the aid activities, the knowledge acquired was responsible for the creation of 85 new projects, the involvement of 1.074 new volunteers and the support of more 2.522 beneficiaries.[s.n.]Cunha, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFernandes, Sónia2013-06-05T11:47:31Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:10Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:43.026774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
title O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
spellingShingle O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
Fernandes, Sónia
Voluntariado
Formação
Atividades de ajuda
Volunteering
Training
Aid activities
title_short O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
title_full O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
title_fullStr O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
title_full_unstemmed O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
title_sort O impacte da formação da Escola de Voluntariado Pista Mágica (2008-12): a sua repercussão nos formandos aos níveis individual, profissional e atividades de ajuda
author Fernandes, Sónia
author_facet Fernandes, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Pedro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Voluntariado
Formação
Atividades de ajuda
Volunteering
Training
Aid activities
topic Voluntariado
Formação
Atividades de ajuda
Volunteering
Training
Aid activities
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-05T11:47:31Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3831
url http://hdl.handle.net/10284/3831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130273134149632