Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19695 |
Resumo: | O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, no sistema de ensino angolano, num contexto de política legislativa e de educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar a importância que poderá ter a aplicação de um modelo bilingue e multicultural para surdos numa escola de educação especial na Província de Huíla em Angola. Também pretendemos saber e comparar a opinião dos professores entrevistados no que concerne ao modelo educativo que aplicam. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, efetuámos uma entrevista aos professores através de um Guião que lhes foi distribuído, analisando comparativamente as respostas dadas. Tivemos, similarmente, o intuito de inquirir a existência ou não de uma ligação entre a Escola, a Família e a Comunidade, relativamente aos alunos surdos, e a influência da inclusão no processo de aprendizagem na língua gestual angolana. Os resultados obtidos revelam que os alunos têm as mesmas capacidades que os alunos ouvintes da mesma faixa etária em termos de compreensão e de rendimento escolar desde que o método empregue seja a língua gestual, e que a comunicação com a família e a comunidade é muito incipiente. Foi ainda possível verificar que existe, por parte dos professores, um desconhecimento sobre o método bilingue e a inclusão social. |
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Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-AngolaSign LanguageSurdosBilingualLíngua GestualBicultural and MulticulturalEducação BilingueDeafMulticulturalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, no sistema de ensino angolano, num contexto de política legislativa e de educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar a importância que poderá ter a aplicação de um modelo bilingue e multicultural para surdos numa escola de educação especial na Província de Huíla em Angola. Também pretendemos saber e comparar a opinião dos professores entrevistados no que concerne ao modelo educativo que aplicam. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, efetuámos uma entrevista aos professores através de um Guião que lhes foi distribuído, analisando comparativamente as respostas dadas. Tivemos, similarmente, o intuito de inquirir a existência ou não de uma ligação entre a Escola, a Família e a Comunidade, relativamente aos alunos surdos, e a influência da inclusão no processo de aprendizagem na língua gestual angolana. Os resultados obtidos revelam que os alunos têm as mesmas capacidades que os alunos ouvintes da mesma faixa etária em termos de compreensão e de rendimento escolar desde que o método empregue seja a língua gestual, e que a comunicação com a família e a comunidade é muito incipiente. Foi ainda possível verificar que existe, por parte dos professores, um desconhecimento sobre o método bilingue e a inclusão social.This study is part of the search field on the integration and inclusion of deaf students in the school context in the Angolan education system in the context of legislative policy and inclusive and intercultural education. We intend to identify the importance that may have the application of a bilingual and multicultural model for deaf people in a special education school in Huila Province in Angola. We also intend to know and compare the opinion of the teachers interviewed regarding the educational model they apply. For this purpose we use a qualitative methodology, we made an interview to teachers through a Guide that was distributed to them, comparatively analyzing the response given. We had, similarly, in order to inquire whether there is a link between the school, the Family and Community for deaf students, and the influence of inclusion in the learning process in Angola sign language The results show that students have the same capabilities as the hearing students in the same age group in terms of understanding and school performance since the method employed is sign language, and communication with the family and the community is very incipient. It was also possible to verify that there by teachers ignorance about the bilingual method and social inclusion.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNDomingos, Maria de Fátima Mahapi2017-01-03T17:29:30Z2016-09-132016-06-282016-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19695TID:201256401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:40Zoai:run.unl.pt:10362/19695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:37.628665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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