Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Maria de Fátima Mahapi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19695
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, no sistema de ensino angolano, num contexto de política legislativa e de educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar a importância que poderá ter a aplicação de um modelo bilingue e multicultural para surdos numa escola de educação especial na Província de Huíla em Angola. Também pretendemos saber e comparar a opinião dos professores entrevistados no que concerne ao modelo educativo que aplicam. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, efetuámos uma entrevista aos professores através de um Guião que lhes foi distribuído, analisando comparativamente as respostas dadas. Tivemos, similarmente, o intuito de inquirir a existência ou não de uma ligação entre a Escola, a Família e a Comunidade, relativamente aos alunos surdos, e a influência da inclusão no processo de aprendizagem na língua gestual angolana. Os resultados obtidos revelam que os alunos têm as mesmas capacidades que os alunos ouvintes da mesma faixa etária em termos de compreensão e de rendimento escolar desde que o método empregue seja a língua gestual, e que a comunicação com a família e a comunidade é muito incipiente. Foi ainda possível verificar que existe, por parte dos professores, um desconhecimento sobre o método bilingue e a inclusão social.
id RCAP_dd9e1e12b7cf15b32b916f2abdf3d0f1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-AngolaSign LanguageSurdosBilingualLíngua GestualBicultural and MulticulturalEducação BilingueDeafMulticulturalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, no sistema de ensino angolano, num contexto de política legislativa e de educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar a importância que poderá ter a aplicação de um modelo bilingue e multicultural para surdos numa escola de educação especial na Província de Huíla em Angola. Também pretendemos saber e comparar a opinião dos professores entrevistados no que concerne ao modelo educativo que aplicam. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, efetuámos uma entrevista aos professores através de um Guião que lhes foi distribuído, analisando comparativamente as respostas dadas. Tivemos, similarmente, o intuito de inquirir a existência ou não de uma ligação entre a Escola, a Família e a Comunidade, relativamente aos alunos surdos, e a influência da inclusão no processo de aprendizagem na língua gestual angolana. Os resultados obtidos revelam que os alunos têm as mesmas capacidades que os alunos ouvintes da mesma faixa etária em termos de compreensão e de rendimento escolar desde que o método empregue seja a língua gestual, e que a comunicação com a família e a comunidade é muito incipiente. Foi ainda possível verificar que existe, por parte dos professores, um desconhecimento sobre o método bilingue e a inclusão social.This study is part of the search field on the integration and inclusion of deaf students in the school context in the Angolan education system in the context of legislative policy and inclusive and intercultural education. We intend to identify the importance that may have the application of a bilingual and multicultural model for deaf people in a special education school in Huila Province in Angola. We also intend to know and compare the opinion of the teachers interviewed regarding the educational model they apply. For this purpose we use a qualitative methodology, we made an interview to teachers through a Guide that was distributed to them, comparatively analyzing the response given. We had, similarly, in order to inquire whether there is a link between the school, the Family and Community for deaf students, and the influence of inclusion in the learning process in Angola sign language The results show that students have the same capabilities as the hearing students in the same age group in terms of understanding and school performance since the method employed is sign language, and communication with the family and the community is very incipient. It was also possible to verify that there by teachers ignorance about the bilingual method and social inclusion.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNDomingos, Maria de Fátima Mahapi2017-01-03T17:29:30Z2016-09-132016-06-282016-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19695TID:201256401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:40Zoai:run.unl.pt:10362/19695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:37.628665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
title Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
spellingShingle Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
Domingos, Maria de Fátima Mahapi
Sign Language
Surdos
Bilingual
Língua Gestual
Bicultural and Multicultural
Educação Bilingue
Deaf
Multicultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
title_full Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
title_fullStr Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
title_full_unstemmed Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
title_sort Modelo de educação bilingue e bicultural para surdos numa perspectiva multicultural na província de Huíla-Lubango-Angola
author Domingos, Maria de Fátima Mahapi
author_facet Domingos, Maria de Fátima Mahapi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Maria de Fátima Mahapi
dc.subject.por.fl_str_mv Sign Language
Surdos
Bilingual
Língua Gestual
Bicultural and Multicultural
Educação Bilingue
Deaf
Multicultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sign Language
Surdos
Bilingual
Língua Gestual
Bicultural and Multicultural
Educação Bilingue
Deaf
Multicultural
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à integração e inclusão dos alunos surdos no contexto escolar, no sistema de ensino angolano, num contexto de política legislativa e de educação inclusiva e intercultural. Pretendemos identificar a importância que poderá ter a aplicação de um modelo bilingue e multicultural para surdos numa escola de educação especial na Província de Huíla em Angola. Também pretendemos saber e comparar a opinião dos professores entrevistados no que concerne ao modelo educativo que aplicam. Para o efeito utilizámos uma metodologia qualitativa, efetuámos uma entrevista aos professores através de um Guião que lhes foi distribuído, analisando comparativamente as respostas dadas. Tivemos, similarmente, o intuito de inquirir a existência ou não de uma ligação entre a Escola, a Família e a Comunidade, relativamente aos alunos surdos, e a influência da inclusão no processo de aprendizagem na língua gestual angolana. Os resultados obtidos revelam que os alunos têm as mesmas capacidades que os alunos ouvintes da mesma faixa etária em termos de compreensão e de rendimento escolar desde que o método empregue seja a língua gestual, e que a comunicação com a família e a comunidade é muito incipiente. Foi ainda possível verificar que existe, por parte dos professores, um desconhecimento sobre o método bilingue e a inclusão social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-13
2016-06-28
2016-09-13T00:00:00Z
2017-01-03T17:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19695
TID:201256401
url http://hdl.handle.net/10362/19695
identifier_str_mv TID:201256401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887393939456