Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canelas, Bárbara Reis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3157
Resumo: O presente estudo piloto visa a implementação e a análise da eficácia de um programa de intervenção no comportamento agressivo em adolescentes no contexto escolar, baseado no modelo de processamento de informação social. Participaram neste estudo vinte e dois adolescentes do 10º ano de escolaridade de uma escola do norte do país. A implementação do programa de intervenção decorreu em grupo e em contexto escolar, sendo este constituído por 14 sessões que abordam os temas psicoeducação, reestruturação cognitiva, gestão emocional e ativação comportamental. O efeito da intervenção foi avaliado analisando diferenças no comportamento agressivo, assertivo e pró-social autorrelatado pelos participantes nos momentos pré- e pós-intervenção. Os resultados apontam para uma diminuição significativa na agressividade reativa relacional, embora ao nível das outras tipologias de comportamento agressivo os efeitos não tenham sido significativos. Por outro lado, verifica-se a presença de algumas melhorias na prática e receção de comportamentos pró-sociais e no grau de desconforto face à assertividade positiva. Em relação à frequência da prática dos diferentes tipos de comportamento assertivo observa-se uma deterioração significativa. Apesar de preliminares, estes resultados sugerem que o programa poderá ser eficaz na ressignificação das pistas sociais e na regulação emocional dos adolescentes intervencionados, bem como na promoção de comportamentos pró-sociais. No futuro, seria importante a replicação deste estudo em amostras maiores para que se possam melhor conhecer e compreender os resultados
id RCAP_ddad29da512a474e5b03acc00209a38c
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratórioAdolescentesComportamento AgressivoContexto EscolarIntervençãoModelo de Processamento da Informação SocialPsychologyO presente estudo piloto visa a implementação e a análise da eficácia de um programa de intervenção no comportamento agressivo em adolescentes no contexto escolar, baseado no modelo de processamento de informação social. Participaram neste estudo vinte e dois adolescentes do 10º ano de escolaridade de uma escola do norte do país. A implementação do programa de intervenção decorreu em grupo e em contexto escolar, sendo este constituído por 14 sessões que abordam os temas psicoeducação, reestruturação cognitiva, gestão emocional e ativação comportamental. O efeito da intervenção foi avaliado analisando diferenças no comportamento agressivo, assertivo e pró-social autorrelatado pelos participantes nos momentos pré- e pós-intervenção. Os resultados apontam para uma diminuição significativa na agressividade reativa relacional, embora ao nível das outras tipologias de comportamento agressivo os efeitos não tenham sido significativos. Por outro lado, verifica-se a presença de algumas melhorias na prática e receção de comportamentos pró-sociais e no grau de desconforto face à assertividade positiva. Em relação à frequência da prática dos diferentes tipos de comportamento assertivo observa-se uma deterioração significativa. Apesar de preliminares, estes resultados sugerem que o programa poderá ser eficaz na ressignificação das pistas sociais e na regulação emocional dos adolescentes intervencionados, bem como na promoção de comportamentos pró-sociais. No futuro, seria importante a replicação deste estudo em amostras maiores para que se possam melhor conhecer e compreender os resultados2020-08-17T11:34:16Z2020-08-172020-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCanelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157http://hdl.handle.net/11328/3157Canelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157http://hdl.handle.net/11328/3157TID:202507637porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCanelas, Bárbara Reisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:08:49Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:13.523283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
title Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
spellingShingle Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
Canelas, Bárbara Reis
Adolescentes
Comportamento Agressivo
Contexto Escolar
Intervenção
Modelo de Processamento da Informação Social
Psychology
title_short Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
title_full Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
title_fullStr Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
title_sort Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório
author Canelas, Bárbara Reis
author_facet Canelas, Bárbara Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canelas, Bárbara Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Comportamento Agressivo
Contexto Escolar
Intervenção
Modelo de Processamento da Informação Social
Psychology
topic Adolescentes
Comportamento Agressivo
Contexto Escolar
Intervenção
Modelo de Processamento da Informação Social
Psychology
description O presente estudo piloto visa a implementação e a análise da eficácia de um programa de intervenção no comportamento agressivo em adolescentes no contexto escolar, baseado no modelo de processamento de informação social. Participaram neste estudo vinte e dois adolescentes do 10º ano de escolaridade de uma escola do norte do país. A implementação do programa de intervenção decorreu em grupo e em contexto escolar, sendo este constituído por 14 sessões que abordam os temas psicoeducação, reestruturação cognitiva, gestão emocional e ativação comportamental. O efeito da intervenção foi avaliado analisando diferenças no comportamento agressivo, assertivo e pró-social autorrelatado pelos participantes nos momentos pré- e pós-intervenção. Os resultados apontam para uma diminuição significativa na agressividade reativa relacional, embora ao nível das outras tipologias de comportamento agressivo os efeitos não tenham sido significativos. Por outro lado, verifica-se a presença de algumas melhorias na prática e receção de comportamentos pró-sociais e no grau de desconforto face à assertividade positiva. Em relação à frequência da prática dos diferentes tipos de comportamento assertivo observa-se uma deterioração significativa. Apesar de preliminares, estes resultados sugerem que o programa poderá ser eficaz na ressignificação das pistas sociais e na regulação emocional dos adolescentes intervencionados, bem como na promoção de comportamentos pró-sociais. No futuro, seria importante a replicação deste estudo em amostras maiores para que se possam melhor conhecer e compreender os resultados
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17T11:34:16Z
2020-08-17
2020-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Canelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157
http://hdl.handle.net/11328/3157
Canelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157
http://hdl.handle.net/11328/3157
TID:202507637
identifier_str_mv Canelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157
TID:202507637
url http://hdl.handle.net/11328/3157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134964252409856