Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7124
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em avaliar de que forma as redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas podem contribuir para a melhoria das práticas na biblioteca escolar. Existindo pouca investigação em Portugal nesta área, não nos foi possível obter dados para estabelecer comparações ou cruzar informações com outros estudos. Como instrumento principal da recolha de dados, recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado aos coordenadores interconcelhios, professores bibliotecários e bibliotecários municipais das redes institucionalmente constituídas. Os principais resultados obtidos apontam para uma mais-valia destas redes no que diz respeito ao trabalho colaborativo, à partilha e ao sentido de pertença a uma comunidade de prática. Os resultados indicam, também, que apesar da valorização do portal concelhio e do catálogo coletivo pelos professores bibliotecários e pelos bibliotecários municipais, ainda não se rentabilizam todas as potencialidades e funcionalidades dos mesmos ao serviço dos utilizadores. Conscientes da importância das redes concelhias e interconcelhias na promoção da leitura e das literacias do século XXI, concluímos o estudo com algumas sugestões para a melhoria do funcionamento das mesmas e de um uso mais profícuo do portal concelhio e do catálogo coletivo. The aim of this study is to evaluate how public and school libraries, articulated within local networks, may contribute to improve and strengthen practices in school libraries. Since there is little research in this area in Portugal, we were unable to obtain data to compare and crosscheck the results with other studies. As the main instrument of data collection, we used a survey questionnaire applied to school teacher librarians, public librarians and RBE (Portuguese School Library Network) regional advisers and coordinators. The main results point to a great asset of these local library networks, behaving as real communities of practice. The results also indicate that, despite the appreciation shown by teacher librarians and public librarians of the portal and the collective catalogue, not all their pedagogical features and potential are placed at the service of users. Aware of the libraries networks value in promoting reading and 21st century literacies, the study concluded by pointing to some strategies for improving the performance of local library networks and for a more profitable use of the portal and the collective catalogue as Web 2.0 tools
id RCAP_ddb40117da0049189f811c8358200855
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionárioRedesBibliotecasTrabalho colaborativoWeb 2.0O objetivo deste estudo consiste em avaliar de que forma as redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas podem contribuir para a melhoria das práticas na biblioteca escolar. Existindo pouca investigação em Portugal nesta área, não nos foi possível obter dados para estabelecer comparações ou cruzar informações com outros estudos. Como instrumento principal da recolha de dados, recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado aos coordenadores interconcelhios, professores bibliotecários e bibliotecários municipais das redes institucionalmente constituídas. Os principais resultados obtidos apontam para uma mais-valia destas redes no que diz respeito ao trabalho colaborativo, à partilha e ao sentido de pertença a uma comunidade de prática. Os resultados indicam, também, que apesar da valorização do portal concelhio e do catálogo coletivo pelos professores bibliotecários e pelos bibliotecários municipais, ainda não se rentabilizam todas as potencialidades e funcionalidades dos mesmos ao serviço dos utilizadores. Conscientes da importância das redes concelhias e interconcelhias na promoção da leitura e das literacias do século XXI, concluímos o estudo com algumas sugestões para a melhoria do funcionamento das mesmas e de um uso mais profícuo do portal concelhio e do catálogo coletivo. The aim of this study is to evaluate how public and school libraries, articulated within local networks, may contribute to improve and strengthen practices in school libraries. Since there is little research in this area in Portugal, we were unable to obtain data to compare and crosscheck the results with other studies. As the main instrument of data collection, we used a survey questionnaire applied to school teacher librarians, public librarians and RBE (Portuguese School Library Network) regional advisers and coordinators. The main results point to a great asset of these local library networks, behaving as real communities of practice. The results also indicate that, despite the appreciation shown by teacher librarians and public librarians of the portal and the collective catalogue, not all their pedagogical features and potential are placed at the service of users. Aware of the libraries networks value in promoting reading and 21st century literacies, the study concluded by pointing to some strategies for improving the performance of local library networks and for a more profitable use of the portal and the collective catalogue as Web 2.0 toolsInstituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoGonçalves, VitorBiblioteca Digital do IPBFernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira2013-08-06T08:36:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7124TID:201102056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:57.975173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
title Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
spellingShingle Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira
Redes
Bibliotecas
Trabalho colaborativo
Web 2.0
title_short Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
title_full Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
title_fullStr Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
title_full_unstemmed Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
title_sort Redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas: um estudo descritivo baseado em inquérito por questionário
author Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira
author_facet Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vitor
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria do Rosário Torrão Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes
Bibliotecas
Trabalho colaborativo
Web 2.0
topic Redes
Bibliotecas
Trabalho colaborativo
Web 2.0
description O objetivo deste estudo consiste em avaliar de que forma as redes concelhias/interconcelhias de bibliotecas podem contribuir para a melhoria das práticas na biblioteca escolar. Existindo pouca investigação em Portugal nesta área, não nos foi possível obter dados para estabelecer comparações ou cruzar informações com outros estudos. Como instrumento principal da recolha de dados, recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado aos coordenadores interconcelhios, professores bibliotecários e bibliotecários municipais das redes institucionalmente constituídas. Os principais resultados obtidos apontam para uma mais-valia destas redes no que diz respeito ao trabalho colaborativo, à partilha e ao sentido de pertença a uma comunidade de prática. Os resultados indicam, também, que apesar da valorização do portal concelhio e do catálogo coletivo pelos professores bibliotecários e pelos bibliotecários municipais, ainda não se rentabilizam todas as potencialidades e funcionalidades dos mesmos ao serviço dos utilizadores. Conscientes da importância das redes concelhias e interconcelhias na promoção da leitura e das literacias do século XXI, concluímos o estudo com algumas sugestões para a melhoria do funcionamento das mesmas e de um uso mais profícuo do portal concelhio e do catálogo coletivo. The aim of this study is to evaluate how public and school libraries, articulated within local networks, may contribute to improve and strengthen practices in school libraries. Since there is little research in this area in Portugal, we were unable to obtain data to compare and crosscheck the results with other studies. As the main instrument of data collection, we used a survey questionnaire applied to school teacher librarians, public librarians and RBE (Portuguese School Library Network) regional advisers and coordinators. The main results point to a great asset of these local library networks, behaving as real communities of practice. The results also indicate that, despite the appreciation shown by teacher librarians and public librarians of the portal and the collective catalogue, not all their pedagogical features and potential are placed at the service of users. Aware of the libraries networks value in promoting reading and 21st century literacies, the study concluded by pointing to some strategies for improving the performance of local library networks and for a more profitable use of the portal and the collective catalogue as Web 2.0 tools
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T08:36:26Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7124
TID:201102056
url http://hdl.handle.net/10198/7124
identifier_str_mv TID:201102056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135210853367808