Cortesias Acacianas: ironia e boas-maneiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9530 |
Resumo: | O respeitabilíssimo conselheiro Acácio, talvez a personagem de maior sucesso e longevidade da galeria queirosiana, destaca-se, antes do mais, pela impecável cortesia verbal e gestual. Nesta comunicação, tentaremos entender e descrever a peculiar utilização dos códigos da cortesia e da urbanidade no desenho desta imortal personagem d’O Primo Basílio. Atualizando uma espécie de ‘dicionário dos lugares-comuns’, a personagem pode mesmo, em nosso entender, considerar-se quase inteiramente construída pelo discurso da cortesia. Procuraremos, pois, aqui elucidar o modo como, neste romance de Eça, a convergência e o contraste entre tais códigos – nos domínios físico, discursivo, axiológico - são maioritariamente responsáveis pela criação do efeito irónico e pelo essencial do desenho da personagem. |
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Cortesias Acacianas: ironia e boas-maneirasEça de QueirósCortesiaConselheiro AcácioO respeitabilíssimo conselheiro Acácio, talvez a personagem de maior sucesso e longevidade da galeria queirosiana, destaca-se, antes do mais, pela impecável cortesia verbal e gestual. Nesta comunicação, tentaremos entender e descrever a peculiar utilização dos códigos da cortesia e da urbanidade no desenho desta imortal personagem d’O Primo Basílio. Atualizando uma espécie de ‘dicionário dos lugares-comuns’, a personagem pode mesmo, em nosso entender, considerar-se quase inteiramente construída pelo discurso da cortesia. Procuraremos, pois, aqui elucidar o modo como, neste romance de Eça, a convergência e o contraste entre tais códigos – nos domínios físico, discursivo, axiológico - são maioritariamente responsáveis pela criação do efeito irónico e pelo essencial do desenho da personagem.Navegações. Revista de Literatura e Culturas de Língua Portuguesa, vol. 6, nº 1 (2013), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ Universidade de Lisboa2014-01-13T11:58:31Z2014-01-132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9530http://hdl.handle.net/10174/9530porVilela, Ana Luísa. “Cortesias Acacianas: ironia e boas-maneiras”. Maria Eunice Moreira e Vânia Pinheiro Cahves(eds.), Navegações. Revista de Literatura e Culturas de Língua Portuguesa, vol. 6, nº 1 (2013), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ Universidade de Lisboa. ISSN: 1982-8527, pp. 67-76. Acessível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/viewFile/14668/9808nd296Vilela, Ana Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:34.995219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O respeitabilíssimo conselheiro Acácio, talvez a personagem de maior sucesso e longevidade da galeria queirosiana, destaca-se, antes do mais, pela impecável cortesia verbal e gestual. Nesta comunicação, tentaremos entender e descrever a peculiar utilização dos códigos da cortesia e da urbanidade no desenho desta imortal personagem d’O Primo Basílio. Atualizando uma espécie de ‘dicionário dos lugares-comuns’, a personagem pode mesmo, em nosso entender, considerar-se quase inteiramente construída pelo discurso da cortesia. Procuraremos, pois, aqui elucidar o modo como, neste romance de Eça, a convergência e o contraste entre tais códigos – nos domínios físico, discursivo, axiológico - são maioritariamente responsáveis pela criação do efeito irónico e pelo essencial do desenho da personagem. |
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