Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alice Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/229
Resumo: A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.
id RCAP_ddc186a99ed926817b0a4640d1aee20d
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológicoEducação socialGerontologiaEducaçãoÉticaHumanismoTMESA ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.Orientação: Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerque2013-08-14T18:01:07Z2012-10-10T09:12:01Z2012-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229http://hdl.handle.net/11328/229Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229http://hdl.handle.net/11328/229porCota: TMES 13Dias, Alice Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:17.582433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
title Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
spellingShingle Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
Dias, Alice Sousa
Educação social
Gerontologia
Educação
Ética
Humanismo
TMES
title_short Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
title_full Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
title_fullStr Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
title_full_unstemmed Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
title_sort Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico
author Dias, Alice Sousa
author_facet Dias, Alice Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alice Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação social
Gerontologia
Educação
Ética
Humanismo
TMES
topic Educação social
Gerontologia
Educação
Ética
Humanismo
TMES
description A ética é uma questão que tem vindo a ganhar contornos importantes nos dias de hoje. De facto, a necessidade e exigência da sociedade a atual têm tido por base a recuperação de uma conduta, perdida ao longo do tempo, baseada essencialmente no respeito. Efetivamente, o conhecimento que temos hoje sobre ética permite dizer que, a ética é de facto, uma ferramenta indispensável para qualquer profissão. Ora, partindo deste pressuposto, a presente investigação pretende essencialmente, conseguir obter dados suficientes que permitam avaliar "se os alunos da Licenciatura de Educação Social da Universidade Portucalense relacionam e aplicam conhecimentos teóricos de pricípios gerais ético-humanistas no local de estágio em contexto gerontológico". Claro está, que este estudo pressupôs a análise especifica de conceitos de ética e de envelhecimento. Assim, na primeira parte optamos por efetar revisão da literatura de forma a compreender os conhecimentos teóricos referentes à Educação Ético-humanista e ao Envelhecimento, enquanto na segunda parte, realizamos a aplicação de entrevistas aos alunos de Educação Social a estagiar em contexto gerontológico. Preferimos por isso, a realização de uma investigação qualitativa, uma vez que, consideramos essencial a obtenção de informações descritivas que doutro modo, não seriam possíveis alcançar. Esperamos ainda, que este trabalho dê um contributo fundamental para o exercício de uma atividade de estágio curricular mais exigente, mais crítica e mais atenta na forma como os estagiários desempenham a sua atividade profissional podendo dar de igual modo, um contributo essencial na sua formação académica. O aprofundamento desta temática torna-se fundamental para a compreensão da importância do respeito pela autonomia pessoal que os futuros Educadores Sociais têm de conter quando se deparam com dilemas ético-humanistas de difícil resolução no seu dia-a-dia. Foi com base neste pressuposto que desenvolvemos uma investigação que teve por base a convicção que a ética e a Educação Social devem caminhar lado a lado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-10T09:12:01Z
2012-10-10
2013-08-14T18:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229
http://hdl.handle.net/11328/229
Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229
http://hdl.handle.net/11328/229
identifier_str_mv Dias, A. S. (2012). Educação ético-humanista: contributos para a educação social em contexto gerontológico [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/229
url http://hdl.handle.net/11328/229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMES 13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134988071862272