Avaliação dos níveis de Literacia em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tânia Rute de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11740
Resumo: A doença crónica é considerada um dos maiores problemas e desafios de saúde pública. Dentro destas patologias encontra-se a Hipertensão Arterial, uma doença assintomática que atinge cerca de 42.2% dos portugueses. Devido ao ser caracter silencioso e assintomático, os hipertensos revelam dificuldades de adesão ao tratamento. Neste sentido, diferentes estudos têm vindo a realçar a importância de uma literacia em saúde adequada para aumentar o conhecimento e compreensão dos indivíduos sobre a doença e as complicações advindas da mesma. Assim, o principal objetivo do presente estudo passa pela avaliação e comparação dos níveis de literacia em saúde, de adultos com Hipertensão Arterial e de adultos sem diagnóstico da patologia. O estudo contou com 152 participantes, divididos em dois grupos: o primeiro com 76 participantes hipertensos, maioritariamente, do género feminino (59.2%), casados (84.7%), empregados (55.3%) e com uma habilitação literária até ao 4º ano (30.3%); e o segundo grupo com 76 participantes com ausência de diagnóstico da patologia, na sua maioria, do género feminino (53.9%), casados (67.1%), empregados (76.3%) e uma habilitação literária ao nível do 9º ano (28.9%). Dos resultados obtidos verifica-se que, os participantes sem diagnóstico revelam níveis mais elevados de literacia em saúde nas dimensões de prevenção de doença e promoção da saúde. Os participantes hipertensos revelam níveis mais elevados na dimensão de cuidados de saúde. Ainda, foi identificado que os participantes mais velhos e com menor grau de habilitações literárias revelam níveis mais baixos de literacia em saúde, em ambos os grupos.
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