Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/17253 |
Resumo: | No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano lectivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário “Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning” que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato electrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua actividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas. |
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Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratórioBlackboardEducaçãoe-learningEducationNo sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano lectivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário “Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning” que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato electrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua actividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas.So as to identify e-learning practices at the Institute of Education (IE) of the University of Minho (UM) an exploratory study was undertake that involved all the teachers effectively working in the 2009/2010 academic year. To that effect a questionnaire was conceived – “Education practices, perceptions and needs of IE teachers as to Distance Education and e-learning” – that, after a process of form and content validation, was electronically sent to all IE teachers. In the present text we present the constituting dimensions of the instrument conceived for collecting data, we characterize the sample and present part of the data collected that made it possible to characterize the practices of use of the platform Blackboard by IE teachers, as well as the reasons that lead them to implement (or not) practices of e-learning in their teaching activity. Finally, some reflexions and reformulations are put forth so as to understand the reasons presented by the teachers for the use/non use of the platform Blackboard and the possibility of incrementing those same practices.Dans le sens d’identifier des pratiques d’e-learning à l’Institut d’Éducation (IE) de l’Université du Minho (UM) a été réalisée une étude exploratoire qui a impliqué tous les enseignants en exercice pendant l’année scolaire de 2009/2010. Pour cela on a conçu le questionnaire « Pratiques, perceptions et besoins de formation des professeurs de l’IE relativement à l’Education à Distance et e-learning » qui, après un processus de validation de contenu et de forme, a été envoyé en support électronique à tous les professeurs de l’IE. Dans ce texte nous présentons les dimensions de l’instrument conçu pour recueillir les données, nous caractérisons l’échantillon et présentons une partie des données recueillies qui ont permis de faire la caractérisation des pratiques d’utilisation de la plateforme Blackboard par les enseignants de l’IE, aussi que les raisons qui les mènent à implémenter (ou pas) des pratiques d’e-learning dans leur activité d’enseignement. Finalement, on formule quelques réflexions et recommandations pour la compréhension des raisons présentées par les enseignants sur l’usage/manque d’usage de la plateforme Blackboard et de la possibilité d’incrément de ces mêmes pratiques.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade de AveiroUniversidade do MinhoGomes, Maria JoãoCoutinho, Clara PereiraGuimarães, FernandoCasa-Nova, Maria JoséCaires, Susana2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17253por1647-3582http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/currentinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:15ZPortal AgregadorONG |
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No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano lectivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário “Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning” que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato electrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua actividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas. |
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