Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/20967 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_ddec1740b03c203558e54f0e3eda3397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/20967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico é um dos momentos mais importantes na formação docente, onde o estagiário tem a oportunidade prática de intervir junto de uma turma de modo a aplicar e a consolidar um conjunto de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. Este relatório surge no âmbito do estágio pedagógico feito junto de uma turma do 3º ciclo, da Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho. Este documento tem a finalidade de fazer uma análise refletiva acerca daquilo que foi o desenvolvimento e as tomadas de decisões de todo o processo de ensino-aprendizagem levado a cabo durante este ano letivo. Este relatório está estruturado em três grandes capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática desenvolvida, com a caracterização do meio (da escola e da turma) assim como é feita uma descrição das expectativas aquando do inicio do estágio. O segundo capitulo, é feita uma análise reflexiva sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, assim como a análise das aprendizagens adquiridas pelo professor e pelos alunos no âmbito do ensino e aprendizagem. Neste capítulo ainda são analisadas as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional e as questões dilemáticas com que me defrontei durante este ano. No terceiro ponto, é aprofundado um tema problema do âmbito de intervenção da Educação Física. O tema abordado foi a eficácia pedagógica, mais especificamente, a eficácia da instrução. O estudo do caso de um estagiário e da sua respetiva turma, teve como objetivo verificar como a instrução varia nas distintas funções didáticas e chegar a criação de um modelo de instrução eficaz, tendo em conta a opinião dos alunos. Os resultados obtidos apontam para variação das seis categorias utilizadas durante os diferentes momentos de aprendizagem dos alunos (introdução, exercitação e consolidação) assim como permitiu chegar a um conjunto de indicadores para atingir um modelo a partir do qual a instrução é considerada mais eficaz para as aprendizagens dos alunos.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20967http://hdl.handle.net/10316/20967porSantana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:05.502531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012 |
author |
Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves |
author_facet |
Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/20967 http://hdl.handle.net/10316/20967 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/20967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662149607424 |