Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20967
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_ddec1740b03c203558e54f0e3eda3397
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico é um dos momentos mais importantes na formação docente, onde o estagiário tem a oportunidade prática de intervir junto de uma turma de modo a aplicar e a consolidar um conjunto de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. Este relatório surge no âmbito do estágio pedagógico feito junto de uma turma do 3º ciclo, da Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho. Este documento tem a finalidade de fazer uma análise refletiva acerca daquilo que foi o desenvolvimento e as tomadas de decisões de todo o processo de ensino-aprendizagem levado a cabo durante este ano letivo. Este relatório está estruturado em três grandes capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática desenvolvida, com a caracterização do meio (da escola e da turma) assim como é feita uma descrição das expectativas aquando do inicio do estágio. O segundo capitulo, é feita uma análise reflexiva sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, assim como a análise das aprendizagens adquiridas pelo professor e pelos alunos no âmbito do ensino e aprendizagem. Neste capítulo ainda são analisadas as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional e as questões dilemáticas com que me defrontei durante este ano. No terceiro ponto, é aprofundado um tema problema do âmbito de intervenção da Educação Física. O tema abordado foi a eficácia pedagógica, mais especificamente, a eficácia da instrução. O estudo do caso de um estagiário e da sua respetiva turma, teve como objetivo verificar como a instrução varia nas distintas funções didáticas e chegar a criação de um modelo de instrução eficaz, tendo em conta a opinião dos alunos. Os resultados obtidos apontam para variação das seis categorias utilizadas durante os diferentes momentos de aprendizagem dos alunos (introdução, exercitação e consolidação) assim como permitiu chegar a um conjunto de indicadores para atingir um modelo a partir do qual a instrução é considerada mais eficaz para as aprendizagens dos alunos.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20967http://hdl.handle.net/10316/20967porSantana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:05.502531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
author Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves
author_facet Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20967
http://hdl.handle.net/10316/20967
url http://hdl.handle.net/10316/20967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662149607424